Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu tiktok

Asoka, Demure, Brat: Os principais conteúdos do TikTok no Brasil e no mundo em 2024

Histórias, animais, tendências e memes se destacaram na plataforma neste ano; confira

A imagem é uma colagem com três partes. À esquerda, uma mulher com maquiagem elaborada e vestimenta tradicional, adornada com joias. No centro, uma mulher sorridente segurando um espelho redondo e um produto de beleza. À direita, um pinguim com plumagem escura, em pé sobre uma superfície de gelo
Camila Pudim fez sucesso com o Asoka Makeup Challenge. A americana Courtney Novak popularizou os livros de Machado de Assis e o pinguim Pesto fez sucesso por seu tamanho enorme - TikTok
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você está conectado no TikTok, provavelmente teve contato com grande parte dos conteúdos que mais bombaram na plataforma em 2024. Eles incluem histórias de criadores e de seus animais, tendências e memes reproduzidas por vários usuários neste ano.

O F5 teve acesso à lista e te conta que o Brasil conseguiu brilhar até entrando na onda de outros países. O Asoka Makeup Challenge, apesar de inspirado em um filme de Bollywood do início dos anos 2000, deu destaque para a brasileira Camila Pudim. A tiktoker fez uma mega produção de cabelos, maquiagem e roupas indianas ao som de "San Sanana" e viu seu vídeo ultrapassar as 500 milhões de visualizações.

Thullio Milionário colocou os jovens, os adultos, os idosos, os bichinhos e todos os brasileiros para dançarem ao som de "Casca de Bala", o hit do ano, que bombou muito graças ao TikTok. Assim como um simples biscoito de polvilho, que foi ressignificado pela dona de uma chácara e virou tendência.

O Brasil ainda tem destaques nos ramos da literatura, da ciência e da sustentabilidade no TikTok. Uma delas é Kananda Eller, uma das Change Makers globais, que faz vídeos dedicados a amplificar as vozes negras nas ciências.

Ao redor do mundo, os brasileiros também se destacaram. Testemunhamos a redescoberta de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, um clássico brasileiro, pela americana Courtney Novak, que se apaixonou pela nossa literatura e a levou para novos públicos.

Vimos a ascensão de duas tendências contrárias: "Brat" e "Demure". De um lado, o álbum de Charli XCX incentivou atitude e diversão, enquanto outras preferiram ser meigas e fofas, ou melhor, demures.

Também houve animais fofos conquistando o público do TikTok, como o pinguim Pesto e o hipopótamo Moo Deng. Confira as duas listas completas nas galerias acima.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem