Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Pescadores são resgatados após usar folhas de palmeira para pedir ajuda em ilha deserta

Trio havia saído para pescar na Micronésia quando o fundo do barco foi danificado ao bater em corais; mensagem na areia foi avistada por aviadores da Marinha e da Guarda Costeira

Palavra HELP escrita na areia com folhas de palmeira, vista de cima
A mensagem avistada pelos aviadores, que salvou a vida dos três homens após mais de uma semana isolados - Guarda Costeira Americana
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Três homens sobreviveram por mais de uma semana numa ilha desabitada do Pacífico e usaram folhas de palmeira para escrever AJUDA na praia. Deu certo. A mensagem foi vista do céu por aviadores da Marinha e da Guarda Costeira, que os resgataram.

O trio embarcou no último dia 31 de março num barco de 6 pés com um motor de popa e saíram do Atol Pulawat, uma pequena ilha com cerca de 1.000 habitantes nos Estados Federados da Micronésia, a cerca de 3.000 quilômetros a leste das Filipinas.

"Eles estavam pescando quando bateram em um recife de coral, e um buraco se abriu no fundo do barco, fazendo com que ele se enchesse de água", disse o Tenente Keith Arnold em um vídeo da Guarda Costeira. "Quando o barco foi danificado, eles sabiam que não conseguiriam voltar para casa e precisariam encalhar sua embarcação", disse Arnold.

O navio Oliver Henry, da Guarda Costeira, resgatou os homens na terça-feira (9) e os levou de volta ao atol de onde haviam partido nove dias antes, e a 160 quilômetros de distância. Eles estavam "obviamente muito animados" por voltarem a ver seus parentes, disse a Comandante da Guarda Costeira Christine Igisomar, coordenadora da missão de busca e resgate.

Em 6 de abril, um parente relatou o desaparecimento deles a uma instalação da Guarda Costeira em Guam, dizendo que os homens, todos na casa dos 40 anos, não haviam retornado do Atol de Pikelot. Uma busca inicial cobrindo 200.000 quilômetros quadrados, então começou.

A tripulação de um avião P-8 Poseidon da Marinha dos EUA da Base Aérea de Kadena, no Japão, avistou os três em Pikelot e lançou pacotes de sobrevivência. No dia seguinte, um avião HC-130J Hercules da Guarda Costeira da Estação Aérea Barbers Point, no Havaí, lançou um rádio que os homens usaram para relatar que estavam com sede, mas bem, disse Arnold.

"O sinal de ajuda era bem visível. Conseguimos vê-lo de algumas milhas de altura no ar", disse Arnold.

Um resgate semelhante de três homens do Atol de Pulawat aconteceu no Atol de Pikelot em 2020. Esses homens soletraram "SOS" na praia. Uma tripulação de helicóptero militar australiano pousou e lhes deu comida e água antes que uma embarcação de patrulha micronésia pudesse buscá-los.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem