Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Consciência Negra

Elza Soares, Mussum, Grande Otelo: SP vai escolher cinco personalidades negras para ganhar estátuas

Escolha de novos nomes será feita pela população, em votação online

Em foto colorida, a Elza Soares aparece vestida de branco e amarelo ouro, com um turbante, cantando em um microfone
Elza Soares pode ganhar estátua na cidade de SP após escolha por meio de votação aberta; veja nomes - Denise Ricardo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como parte das ações para o Dia da Consciência Negra deste ano, a cidade de São Paulo abriu uma consulta pública para a escolha de cinco novas personalidades que serão homenageadas com esculturas pela cidade.

Elza Soares, Mussum, Ruth de Souza, o ator Grande Otelo e o geógrafo Milton Santos são alguns dos nomes indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. A votação vai até 25 de novembro, por meio da plataforma Participe+.

A lista também tem os nomes de Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta por direitos de trabalhadores domésticos no Brasil, Dandara e Tereza de Benguela, símbolos de resistência contra o regime escravagista no Brasil, Iracema de Almeida, médica pioneira, Lélia Gonzalez, filósofa e militante, Irmãos Rebouças, primeiros negros a cursar uma universidade, Abdias Nascimento, dramaturgo indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010 e Chaguinhas, cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro.

Aline Torres, secretária da pasta, afirma que as estatuas não servirão apenas como homenagem, mas como uma forma de trazer uma nova compreensão do passado para honrar o futuro.

"Ao incluir no patrimônio da cidade estátuas de personalidades negras, o objetivo não é só homenagear essas pessoas que tiveram grande relevância para a construção da cidade e do fortalecimento da comunidade negra."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem