Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

O foragido italiano que foi preso após foto de comemoração no futebol

Vincenzo La Porta estava foragido há 11 anos, mas foi localizado na Grécia pela polícia italiana.

O Napoli conquistou o título da Serie A italiana após 33 anos de jejum - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um dos fugitivos mais perigosos da Itália foi encontrado na Grécia depois que uma foto dele torcendo para um time de futebol revelou seu paradeiro. Acredita-se que Vincenzo La Porta, de 60 anos, tenha laços estreitos com o grupo do crime organizado Camorra, de Nápoles.

Ele estava foragido há 11 anos - mas no início deste ano foi flagrado em uma foto junto de outros torcedores durante uma comemoração.A polícia de Nápoles disse: "O que traiu La Porta foi sua paixão pelo futebol e pelo Napoli."

Os policiais explicaram que as fotos foram tiradas depois que o Napoli venceu seu primeiro campeonato italiano, a Serie A, em mais de três décadas. "Com a vitória no campeonato, La Porta não resistiu à comemoração", completou o comunicado da polícia.

La Porta já foi condenado na Itália por associação criminosa, evasão fiscal e fraude.

A polícia finalmente o prendeu na sexta-feira (4) enquanto ele dirigia uma motocicleta na ilha grega de Corfu. Ele está detido e aguarda extradição para a Itália. No país, La Porta deverá cumprir uma pena de prisão de 14 anos e quatro meses.

O advogado de La Porta disse à agência de notícias Associated Press: "Ele começou uma nova família na Grécia... Ele tem um filho de nove anos e está trabalhando como cozinheiro para sobreviver. Ele sofre de problemas cardíacos. Se for extraditado, ele e sua família serão arruinados."

As autoridades foram implacáveis na perseguição a La Porta, rastreando de perto as movimentações financeiras e na internet, "esperando que ele desse um passo em falso". Em maio, La Porta não conseguiu conter a empolgação quando o Napoli conquistou o título da Série A. A polícia o localizou a partir de uma foto tirada do lado de fora de um restaurante em Corfu, entre torcedores do Napoli, vestindo um boné de beisebol e agitando as cores azul e branco do time.

Os investigadores confirmaram o paradeiro e o seguiram até a Grécia. A prisão foi feita com ajuda das autoridades locais.

Em janeiro deste ano, um chefe da máfia italiana que estava foragido há décadas também foi preso com o auxílio do Google Maps.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem