Cientista revela que foto famosa de estrela era, na verdade, de um chouriço
Francês Étienne Kleins postou foto que teve milhares de curtidas
Um cientista francês resolveu fazer uma brincadeira com seus seguidores no Twitter envolvendo divulgação científica. Etienne Klein, diretor no Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas da França postou uma foto do que seria uma estrela, só que não era bem isso.
Na legenda da foto da até então suposta estrela, Klein escreveu que ela era a Proxima Centauri, a etrela mais próxima do sol, localizada a 4,2 anos-luz de distância. E ainda comemora o nível de detalhes da imagem, que teria sido fornecida pelo telescópio James Webb.
Entretanto, a imagem não passava de um chouriço, um tipo de embutido tradicional na charcutaria espanhola.
A imagem ficou famosa e ganhou milhares de curtidas e retweets antes de ele revelar do que ela realmente se tratava.
"De acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar, exceto na Terra", escreveu o cientista após a brincadeira.
Ainda foi necessário mais uma postagem para esclarecer a brincadeira após as críticas. "Em vista de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tweet mostrando uma suposta foto de Proxima Centauri foi uma brincadeira", escreveu.
Apesar das reclamações, Klein esclareceu que a brincadeira servia de alerta para as pessoas ficarem sempre atentas as fontes de onde vinham a informação, inclusive daquelas que aparentemente dominam o assunto. "Aprendamos a ter cuidado com os argumentos da autoridade tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens...", disse o cientista.
Alguns internautas aproveitaram para brincar, postando fotos de comida em montagens como se fossem fotos do espaço. Em uma delas, um usuário da rede social postou a imagem de um pão pita na janela se referindo a ele como se fosse a lua.
Comentários
Ver todos os comentários