Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu tecnologia

Britânica 'conversa' com convidados do próprio velório

Filho da ativista Marina Smith desenvolve tecnologia de interação por vídeo entre falecido e amigos

Em foto colorida, mulher aparece no alto do vídeo enquanto conversa com alguns convidados
Marina Smith responde a perguntas por vídeo no próprio velório - Marina H. Smith Foundation/Via BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

É possível conversar com um parente querido ou uma celebridade no dia do próprio velório? Parece incrível e fora da realidade, mas foi exatamente isso que aconteceu no dia do sepultamento da ativista Marina Smith, em junho. Amigos e familiares puderam vê-la respondendo várias perguntas sobre sua vida durante a cerimônia. A novidade aconteceu graças a uma tecnologia criada por seu filho.

Stephen Smith revelou ter desenvolvido uma ferramenta de vídeo que permite a conversa com uma pessoa já falecida, que "responde como se estivesse lá". Ele ainda explicou que a tecnologia trouxe os aspectos mais importantes da vida de sua mãe que e para as pessoas que mais a amavam. Assim as palavras utilizadas eram falas reais de Marina não um texto criado por inteligência artificial.

Para fazer o vídeo, a pessoa deve fazer uma gravação antes de morrer, respondendo a inúmeras perguntas sobre sua vida. Após a morte e com uma autorização, um sistema de inteligência artificial seleciona os clipes apropriados para reproduzir em resposta a perguntas de pessoas que assistem ao vídeo. A impressão é que o falecido ouve e responde - em algo que a empresa de Smtih, a StoryFile, chamou de "vídeo conversacional".

Marina Smith foi uma das cofundadoras do Centro Nacional do Holocausto em Nottinghamshire, no Reino Unido, onde ela coordenava um programa de educação sobre o Holocausto. Em 2005, ela foi premiada com uma ordem de cavalaria dada pela realeza britânica pelo seu trabalho.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem