Você viu?

Meteoro é visto por moradores em cidades do interior de Minas; veja vídeo

Fenômeno não é incomum, mas não costuma ser tão grande e visível

Meteoro é visto no céu de Minas Gerais
Meteoro é visto no céu de Minas Gerais - Reprodução/ Observatório IDS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Moradores de várias cidades do interior de Minas e de São Paulo registraram a queda de um meteoro na noite de sexta-feira (14). Além das imagens, que podem ser vistas nas redes sociais, uma explosão também foi ouvida em alguns lugares.

O bólido, como é chamado o meteoro em chamas, aconteceu às 20h53 (horário de Brasília), segundo o observatório IDS, em Patos de Minas, e pôde ser visto em cidades como Patos de Minas, Perdizes, Santa Juliana, Iraí de Minas, Uberlândia, entre outras.

Segundo o professor Carlos Alberto Palhares, do Observatório Zenite de Monte Carmelo (MG), o fenômeno pôde ser visto também na cidade. "Foi brutal, foi enorme", disse ele, que afirmou não ser algo que se vê todo dia, mas que acontece com certa frequência.

"É comum [a queda de meteoros], mas não nessa magnitude e com possibilidade de fragmento no solo", completou Ivan Soares, operador da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e responsável pelo Observatório IDS, em Pato de Minas (MG).

Soares afirma que ainda não tem confirmação se o meteoro registrado nesta sexta, de fato, chegou ao solo, mas "tem grandes chances". "É algo difícil de a gente comprovar se ele caiu em área não habitada". Segundo ele, há equipes estudando o fenômeno.

Uma triangulação preliminar aponta que o meteoro entrou na atmosfera na altura das cidades de Santa Juliana e Perdizes, mas ele pôde ser visto até mesmo em algumas cidades do interior de São Paulo, de Goiás e Brasília, afirma.

Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o fenômeno. "A cena é muito do filme ‘Não Olhe Para Cima’, sem brincadeira", comentou uma usuária no Twitter. "Foi uma queda ou uma aterrissagem? Suspeito, muito suspeito", comentou outro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem