Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Guia Michelin oferece consolo aos chefs franceses afetados pela Covid

'Bíblia da gastronomia' publicou sua edição anual em francês nesta segunda (18)

Gwendal Poullennec, diretor internacional dos guias Michelin, posa com cópia da edição 2021 - Christian Hartmann-18.jan.2021/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christian Hartmann Yiming Woo Michaela Cabrera
Paris
Reuters

O restaurante do chef francês Sylvain Sendra está fechado há meses e seus funcionários estão de licença, mas recebeu uma boa notícia: seu restaurante manteve a estrela no guia anual Michelin. O guia, amplamente conhecido como a bíblia da gastronomia, publicou sua edição anual em francês nesta segunda-feira (18).

Preparando uma entrada de couve-flor com molho de creme e baunilha em seu restaurante vazio, o Fleur de Pavé, Sendra disse que o guia proporcionou o reconhecimento muito necessário para um comércio que foi duramente atingido pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Com restaurantes fechados para tentar conter a propagação do vírus, a única receita de Sendra vem de jantares particulares que ele prepara para alguns clientes fiéis. “Para quem consegue a primeira estrela, no período que estamos sofrendo, isso vai ser pelo menos um consolo para eles”, disse o chef.

Neste ano, terminar o guia foi uma dor de cabeça logística. Houve apenas algumas semanas em que os restaurantes ficaram abertos entre os lockdowns impostos por conta da Covid-19.

Quando as restrições diminuíram, os fiscais cancelaram suas férias para que pudessem conseguir o máximo de visitas possível antes que os restaurantes fossem forçados a fechar novamente, disse Gwendal Poullennec, diretor internacional do guia.

No guia deste ano, um novo restaurante foi elevado ao mais cobiçado ranking de três estrelas Michelin. O AM par Alexandre Mazzia, da cidade de Marselha, juntou-se aos outros 29 restaurantes franceses que já detêm a distinção.

Dois restaurantes receberam duas estrelas pela primeira vez e 54 estabelecimentos receberam uma estrela pela primeira vez.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem