Você viu?

Caça francês é autorizado a romper barreira de som para restabelecer contato de dois aviões

Som assustou cidadãos e paralisou partida de tênis do Roland Garros

Imagem do caça Dassault Rafale fabricado pela Dassault Aviation
Imagem do caça Dassault Rafale fabricado pela Dassault Aviation - Adnan Abidi/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um caça a jato francês chamou a atenção dos moradores da cidade de Paris, após fazer um barulho estrondoso, na manhã de quarta-feira (30), na tentativa de restabelecer o contato de duas aeronaves com a base de controle aéreo. A medida assustou pessoas e chegou a interromper um jogo de Roland Garros.

Segundo a Reuters, a "explosão" aconteceu após a aeronave romper a barreira de som –termo quando a velocidade do som é ultrapassada– para restabelecer o contato de uma aeronave comercial, Embraer 145, que havia perdido sinal com o controle de tráfego aéreo. A medida fez com que o contato fosse restabelecido.

O barulho, no entanto, assustou pássaros e pombas, interrompeu brevemente a partida de tênis no torneio de Roland Garros (veja abaixo), e deixou os serviços de emergência em alerta, principalmente por causa do recente ataque a cinco pessoas ocorrido na rua do jornal Charlie Hebdo.

"Um caça Dassault Rafale (avião de guerra) baseado em Saint-Dizier, interveio para ajudar uma companhia aérea que havia perdido contato. Foi autorizado pelo governo a quebrar a barreira do som a leste de Paris", disse o porta-voz do Exército, coronel Stephane Spet, em um comunicado.

Ele acrescentou que segundos após o barulho –que aconteceu a uma altitude de 10 km e foi ampliado pela cobertura de núvens– o Embraer 145, da companhia aérea regional Amelia, restabeleceu o contato com o controle de tráfego aéreo. O avião estava entre as cidades francesas de Brives e Saint-Brieuc

Um outro avião, um Falcon 50, também havia perdido o contato com o controle de tráfego, e conseguiu recuperar contato com a medida. De acordo com a autoridade francesa da aviação civil, a aeronave era operado por uma empresa privada brasileira, e fazia um voo entre Cabo Verde e Bruxelas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem