Você viu?

Parlamentar ucraniano diz ter fragmento da Bíblia de Gutenberg em sua coleção

Viktor Medvedchuk listou o manuscrito em uma declaração de bens

Parlamentar ucraniano Viktor Medvedchuk mostra fragmento da Bíblia de Gutenberg
Parlamentar ucraniano Viktor Medvedchuk mostra fragmento da Bíblia de Gutenberg - Gleb Garanich-12.jun.2020/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Natalia Zinets
Kiev (Ucrânia)

Um rico político ucraniano tornou público um manuscrito em sua coleção particular que, segundo ele, é um fragmento da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso significativo do mundo, embora pesquisadores tenham dito que precisaria ser autenticado.

A Bíblia de Gutenberg foi produzida usando uma prensa de tipos móveis inventada por Johannes Gutenberg, na Alemanha no século 15. Apenas algumas dezenas de volumes ainda existem e os pesquisadores têm dificuldades para coletar informações sobre fragmentos espalhados.

Viktor Medvedchuk, um parlamentar vinculado à Rússia, listou o manuscrito em uma declaração de bens tornada obrigatória para autoridades eleitas em uma reforma anticorrupção em 2016. Na sexta passada (12), ele colocou a folha única, em duas colunas em preto e com rubricas vermelhas, em exibição para a agência de notícias Reuters, em Kiev.

Ele disse que a comprou por recomendação de consultores por volta de 2011-2012, mas se recusou a dizer o preço. "Comprei imediatamente e, sinceramente, nem pechinchei pelo preço", disse Medvedchuk, cuja coleção de livros antigos contém cerca de 8 mil volumes, incluindo as primeiras edições dos poetas Alexander Pushkin e Taras Shevchenko.

Em um leilão em dezembro de 2016 na Sotheby's em Nova York, uma única folha de uma Bíblia de Gutenberg foi vendida por US$ 47,5 mil (R$ 260 mil).

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem