Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Sósia de Greta Thunberg é descoberta em foto de 1898 e internautas criam teorias

Foto viralizou nas redes sociais e passaram a chamar ativista de viajante do tempo

Três crianças trabalham em uma mina de ouro em Dominion Creek, no Canadá, em 1898
Três crianças trabalham em uma mina de ouro em Dominion Creek, no Canadá, em 1898 - Eric A. Hegg/University of Washington Library
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos: esse conteúdo foi alterado
São Paulo

Uma menina com um rosto bem semelhante e até com as mesmas tranças da ativista Greta Thunberg, 16, foi descoberta por internautas em uma foto antiga, que viralizou nas redes sociais.

A imagem que mostra três crianças trabalhando em uma mina de ouro está no acervo digital da Universidade de Washington e foi clicada pelo fotógrafo Eric A. Hegg, no Canadá, em 1898.

Conhecida por seu ativismo ambiental Thunberg passou a ser considerada uma viajante do tempo pelos internautas. 

Thunberg começou a chamar a atenção do mundo todo quando começou a faltar às aulas todas as sextas-feiras, desde agosto do ano passado, para se sentar em frente ao Parlamento sueco, em Estocolmo, para exigir medidas concretas dos políticos contra o aquecimento global.

"Como não posso votar, essa é uma das maneiras que eu posso fazer minha voz ser ouvida", disse ela. 

O ato, inicialmente solitário, inspirou jovens de todo o mundo a aderirem ao movimento, que ficou conhecido como "Fridays For Future" – e culminou em uma greve escolar global no dia 15 de março, quando milhares de estudantes foram às ruas para protestar, inclusive no Brasil.

Também rendeu a Thunberg importantes convites. Ela já se encontrou com o papa Francisco, discursou no Parlamento Europeu e participou de eventos internacionais – como a Conferência do Clima da ONU, na Polônia, e o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Artistas também estão sempre apoiando a ativista.  O ator Leonardo DiCaprio, 44, usou o Instagram, recentemente, para falar sobre o encontro que teve com Thunberg. Os dois se conheceram na Califórnia, nos Estados Unidos, na última semana. O ator pareceu impressionado com a jovem, chamando-a de "líder de nosso tempo".

 

"A história nos julgará pelo que fazemos hoje para ajudar a garantir que as gerações futuras possam desfrutar do mesmo planeta habitável que tão claramente tomamos por garantido. Espero que a mensagem de Greta seja um alerta aos líderes mundiais em todos os lugares em que o tempo para a ociosidade terminar", escreveu o astro.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

A foto do acervo digital da Universidade de Washington foi clicada pelo fotógrafo Eric A. Hegg, no Canadá, em 1898, e não em 1989, conforme citação anterior no texto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem