Você viu?

Facebook e outros gigantes tecnológicos criam organização para combater extremismo

Iniciativa tem como objetivo 'frustrar tentativas cada vez mais sofisticadas de terroristas e extremistas'

Facebook
Facebook - Alastair Pike/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nações Unidas

Facebook, Twitter, Google e outros gigantes da tecnologia criaram uma estrutura independente para reforçar sua luta contra os conteúdos extremistas na Internet, segundo anunciaram nesta segunda-feira (23). 

Essa iniciativa é resultado do trabalho de um consórcio criado em 2017 por Facebook, Microsoft, Twitter e Google (via YouTube). Amazon, assim como as plataformas LinkedIn (propriedade da Microsoft) e WhatsApp (Facebook) se uniram à nova organização. 

Esta terá como objetivo "frustrar as tentativas cada vez mais sofisticadas de terroristas e extremistas violentos de utilizar as plataformas digitais". 

Há vários meses, o Facebook multiplicou iniciativas para combater o "ódio e o conteúdo extremista na internet". 

Na terça-feira passada (17), o grupo dirigido por Mark Zuckerberg anunciou que teria recrutado policiais de ambos os lados do Atlântico para educar suas ferramentas de inteligência artificial a fim de deter as retransmissões de vídeo de ataques extremistas ao vivo em sua plataforma.

A rede social foi muito criticada por demorar 17 minutos para interromper o vídeo ao vivo de um supremacista branco que atacava uma mesquita em 15 de março em Christchurch, na Nova Zelândia, onde matou 51 muçulmanos.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem