Cores claras nas paredes e nos móveis ajudam a decorar os ambientes pequenos
Para iluminação artificial, o importante é ter pontos focais que criem ideia de profundidade
Se o ambiente é pequeno e recebe pouca iluminação natural, é importante investir em algumas dicas e em truques de especialistas para garantir um local com luminosidade e sensação de amplitude e bem-estar.
Para Rafael Montezi, arquiteto da Sabará Arquitetura, é importante considerar a possibilidade de ‘roubar’ a iluminação dos ambientes anexos. "Se não há janelas, vale considerar aberturas no teto ou a instalação de portas translúcidas com vidros texturizados", indica ele.
Para a iluminação artificial, o importante é ter pontos focais que criem a ideia de profundidade e de um espaço maior. "Luminárias de chão e de mesa podem ser colocadas sem necessidade de reformas e dão ótimos efeitos no ambiente, criando a ideia de luz e sombra", diz Priscila Bencke, arquiteta.
Outras dicas importantes são dadas por Paula Jaber, design de interiores da Westwing. "É preciso ter cores claras não só nas paredes, mas também nos móveis e em objetos de decoração em geral. Investir em peças de vidro ou acrílico ajudam, pois a transparência dá a ideia de leveza, assim como espelhos. [...] A disposição dos móveis deve facilitar a circulação."
Comentários
Ver todos os comentários