Você viu?

Após família contestar, Mattel diz ter autorização para produzir boneca de Frida Kahlo

Sobrinha-neta da artista afirma que é a única detentora dos direitos de imagem

Frida Kahlo é a boneca Barbie em coleção que homenageia ícones femininos
Frida Kahlo é a boneca Barbie em coleção que homenageia ícones femininos - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Mattel, que produz a boneca Barbie, afirmou, nesta sexta-feira (9), em nota, que obteve permissão da Frida Kahlo Corporation para produzir a boneca inspirada na artista mexicana. Segundo a empresa, o intuito do lançamento visava "honrar o enorme legado e a história de Frida Kahlo".

Ainda segundo a fabricante, eles "obtiveram permissão e trabalharam ativamente com a Frida Kahlo Corporation para criar essa boneca".

A alegação da Mattel vem após uma sobrinha-neta de Kahlo contestar, em comunicado divulgado em contas verificadas no Twitter e no Facebook da pintora, que é a única detentora dos direitos de imagem da artista e afirma nunca ter havido autorização para o projeto.

“Desconhecemos a origem legal do projeto que foi desenvolvido pela empresa Mattel, com uma boneca que claramente usa a imagem da pintora Frida Kahlo”, diz trecho do comunicado.

A boneca da Mattel, apresentada às vésperas do Dia Internacional da Mulher, é a primeira de uma coleção da marca intitulada “Mulheres que Inspiram”.

A linha inclui ainda a primeira aviadora feminina, Amelia Earhart, a cientista espacial Katherine Johnson, e a diretora Patty Jenkins, que quebrou recordes com o filme "Mulher-Maravilha".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias