Você viu?

Família de Monteiro Lobato estuda processar blogueiro por roupas de Cuca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A coleção de camisetas com a estampa de Cuca, lançada nesta quarta-feira (21) pelo blogueiro norte-americano Perez Hilton, irritou a família de Monteiro Lobato (1882-1948), criador da personagem e do "Sítio do Picapau Amarelo". O empresário que cuida do legado do escritor ao lado dos bisnetos dele estuda processar Perez pelo uso indevido da marca.

"Não pode, tem que pedir autorização. Quando as pessoas pedem, eu dou até de graça quando vejo que é beneficente ou cultural. Mas uma pessoa ganhar dinheiro às custas da obra do Monteiro Lobato não concordamos. Espertinho tem em qualquer lugar", critica o empresário Álvaro Gomes ao "UOL".

As obras de Monteiro Lobato estão sob responsabilidade de uma neta e três bisnetos do escritor. Álvaro Gomes trabalha há 21 anos com os herdeiros e atua diretamente no licenciamento do "Sítio" com marcas como a Globo, que produziu uma série inspirada na história infantil entre 2001 e 2007.

O empresário explica que deverá repassar o uso indevido de Cuca para a Globo, que também poderá acionar a Justiça: "Vou pedir para a Globo entrar com uma ação contra essa pessoa. Se a Globo demorar, aciono um escritório em Los Angeles para entrar com o processo".

Procurada pelo UOL, a Globo informa que "não licenciou o direito de uso da personagem para comercialização das camisetas e está analisando as medidas cabíveis".

A família de Monteiro Lobato também pretende obrigar o YouTube a excluir vídeos do "Sítio" publicados por "piratas" sem direitos sobre a produção. Um canal oficial da série também está em estudo. "Temos desenhos com mais de 100 milhões de visualizações e não ganhamos um centavo. Estamos estudando uma ação contra o YouTube para retirá-los."

CAMISETA REVOLTOU BRASILEIROS 

Perez Hilton aproveitou o sucesso dos memes de Cuca e lançou camisetas com a estampa da personagem. A linha de roupas, porém, irritou brasileiros no Twitter. Um rapaz questionou se Perez tinha direitos sobre o uso da personagem de Monteiro Lobato. Ele respondeu que foi autorizado por que fez a arte original da estampa.

O blogueiro ainda compartilhou dezenas de tweets de brasileiros revoltados pela "apropriação de um meme" nacional para "ganhar dinheiro" e debochou ao comemorar que era um dos assuntos mais comentados do Brasil.

"Perez Hilton usando a imagem da Cuca sem direito de imagem e ainda zombando e debochando... Globo tem direitos, podia meter um processinho", escreveu Mariana Belém, filha de Fafá de Belém.

MEME INTERNACIONAL 

Desde a a semana passada, a personagem da série infantil da Globo baseada na obra do escritor Monteiro Lobato virou meme internacional. Gifs da bruxa com forma de jacaré falando, andando, gesticulando e ajeitando o cabelo se multiplicaram no Twitter e chegaram aos Estados Unidos.

Os estrangeiros se encantaram com a nossa Cuca, mas não entenderam quem ela era. "Salvei muitos gifs deste crocodilo", escreveu um perfil no Twitter em inglês. Outro gringo mostrou sua "coleção" com dezenas de gifs da vilã do "Sítio".

Brasileiros tentaram explicar aos gringos quem é Cuca. "Her name is Cuca from Sítio do Picapau Amarelo" ("O nome dela é Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo"), respondeu um seguidor. "She's Cuca. A villain from an old brazilian TV series (and books) for kids" ("Ela é Cuca. Uma vilã de uma antiga série de TV brasileira (e de livros) para crianças"), escreveu outra.

Há quem também riu da fama repentina da bruxa do "Sítio". "Cuca chegou na carreira internacional antes da Anitta", brincou uma internauta.

A Cuca que os tuiteiros brasileiros e agora também os estrangeiros adoram, com vestido tomara que caia e cabelão, foi ao ar entre 2001 e 2006, na segunda versão do "Sítio" na Globo. No período, a vilã vaidosa e impaciente foi manipulada por Jacira Santos e ganhou a voz da dubladora Mônica Rossi.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias