Você viu?

Pesquisadores de Gana criam 'super chocolate', mais gostoso e saudável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adeus ao sentimento de culpa que vem junto com os ovos de Páscoa. Em um futuro próximo, poderá chegar às mesas de todo o mundo o "super chocolate", mais gostoso e saudável do que aquele com o qual estamos acostumados.

O segredo são algumas modificações no processo de transformação do cacau no doce, que melhoram a conservação de substâncias antioxidantes presentes nos grãos. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Gana e apresentada para a Sociedade Norte-Americana de Química, em Denver.

Segundo os estudiosos, os grãos de cacau contêm um elevado grau de poli fenóis, substâncias antioxidantes preciosas para a saúde, mas grande parte deles são perdidos durante as quatro fases de processamento da planta —colheita, fermentação, secagem e torrefação dos grãos.

Crédito: Gabo Morales/Folhapress Substâncias antioxidantes presentes no chocolate são boas para a saúde
Substâncias antioxidantes presentes no chocolate são boas para a saúde

Para recuperar a maior quantidade possível desses poli fenóis, os pesquisadores conservaram os frutos recém-colhidos por alguns dias, dando tempo para a polpa liberar substâncias que modificam a composição bioquímica dos grãos.

"Esta técnica de pré condicionamento da polpa ajudou na sucessiva fase de fermentação, potencializando a capacidade antioxidante dos grãos e o seu sabor", explicou o coordenador da pesquisa, Emmanuel Ohene Afokwa.

Outra medida tomada pelo grupo foi a de "retocar" a etapa de torrefação, que normalmente acontece por um período de 10 a 20 minutos a uma temperatura de 120 ou 130ºC. O processo foi alongado para 45 minutos a 110°C.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias