Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare outono

Chegada do outono é convite para renovação; veja práticas recomendadas para o período

Depois do verão, marcado pela alegria, nossa energia começa a se retrair na estação de transição

Árvores outonais com folhas laranja caindo
Conheça práticas de outono para desapegar e se abrir ao novo - Benjamin Voros/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alice Duarte

Jornalista e Terapeuta

personare

O outono 2024, que começou no dia 20 de março, junto com o ano novo astrológico 2024, é um convite a desapegar do que precisa ser solto, ser transformado e encerrado.

Afinal, como seres cíclicos, nós recebemos influência dos ciclos da natureza, como das fases da Lua e das estações do ano.

Depois da expansão do verão, marcada pela emoção da alegria, nossa energia começa a se retrair gradativamente no outono, e o sentimento de tristeza pode predominar nesse ciclo.

Isso porque esta estação de transição nos convida a se despir, se desapegar, se renovar e guardar nossa energia para o inverno.

Em analogia às árvores que perdem suas folhas, essa é a época para tirar os excessos e ficar somente com aquilo que é essencial em nossas vidas.

Você está atenta e disposta a ouvir esse chamado? Então, veja a seguir uma prática de outono para transformar a sua energia e abrir-se ao novo.

PRÁTICA DE OUTONO

Para fazer essa transição que é o outono, é preciso saber o que de fato é essencial e o que está em sintonia com a vida. Como? Proponho um exercício sistêmico bem simples:

  • Coloque no chão um papel ou uma almofada para representar "o essencial para mim" e, em frente, algo para representar cada diferente "expectativa ou desejo" que tenha (por exemplo, mudar de casa, trocar de emprego, investir num curso ou terapia);
  • Antes de iniciar o exercício, você precisa estar relaxada, centrada e presente (para isso, você pode fazer algumas respirações profundas e conscientes veja um exercício aqui);
  • Durante o exercício, mantenha a mente vazia, esperando e observando os sinais sutis do corpo. Ou seja, movimente-se sem intenção, somente quando sentir que algo a "empurra";
  • Agora, coloque-se primeiro no lugar do papel/almofada que representa "o essencial para mim". Aguarde até poder perceber os sinais do corpo;
  • Depois, coloque-se no lugar de cada "expectativa ou desejo". Aguarde até que a informação surja no corpo e permaneça até que o movimento cesse. Nesse ponto, você já pode perceber se essa expectativa ou desejo tem ou não conexão com o essencial (isso se pode perceber pela direção do olhar, postura e movimento do corpo);
  • Se notou que alguma expectativa ou desejo que não se relaciona com aquilo que é essencial para você, você pode sair desse lugar e agora, representando a si mesma, olhar para esta expectativa ou desejo e dizer: "Eu abro mão das minhas expectativas e me entrego àquilo que para mim é essencial neste momento."
  • Para terminar, coloque-se novamente no lugar do "o essencial para mim" e perceba o que mudou.

NOTA DA TERAPEUTA:

Muitas vezes, são as nossas expectativas ou desejos que nos impedem de seguir um movimento criativo e espontâneo em direção a algo maior e mais alinhado com a nossa natureza.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem