Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Pesquisa aponta que ioga pode ajudar a reduzir sintomas depressivos

Encontrar determinação para a prática pode fazer a diferença na sua batalha contra a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Quando o assunto é depressão, o tratamento exige apoio médico e especializado. Mas, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychiatry, o ioga pode ajudar a reduzir sintomas depressivos.

Pesquisa aponta que ioga pode ajudar a reduzir sintomas depressivos
Pesquisa aponta que ioga pode ajudar a reduzir sintomas depressivos - Carl Barcelo/Unsplash

No estudo, os pesquisadores investigaram os benefícios de um tipo específicos de ioga (conheça os principais aqui) para a saúde mental: o Bikram Yoga, também conhecida como Hot Yoga. Essa prática é formada por 26 posturas e duas técnicas de respiração, realizadas em uma sala aquecida a cerca de 40ºC, com alta umidade.

O QUE O ESTUDO APONTOU

Para a pesquisa, 80 participantes foram divididos em dois grupos: um grupo que fazia 90 minutos de Bikram Yoga duas vezes por semana e um grupo de controle que não praticava.

Após oito semanas, mais da metade dos participantes que praticaram esse ioga tiveram uma redução de 50% ou mais nos sintomas depressivos e 44% deles chegaram a apresentar uma diminuição tão grande que foram considerados em remissão da depressão.

Além disso, alguns dos participantes que só compareciam às aulas uma vez por semana ainda viram o benefício da diminuição dos sintomas depressivos.

POR QUE IOGA AJUDA NA DEPRESSÃO

Se enfiar em uma sala a 40°C por uma hora para fazer uma sequência de ioga pode não parecer atrativo para muitas pessoas, especialmente se você estiver lidando com sintomas depressivos que o deixam desmotivado ou letárgico.

No entanto, outros estudos já comprovaram que a prática regular de qualquer tipo de ioga pode ajudar nos sintomas de depressão, assim como de ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Segundo o professor Fabiano Benassi, a prática ajuda a cessar as oscilações da mente para que a sua essência possa se manifestar. Com isso, o ioga ajuda e dá força para lidar tanto com a ansiedade e o estado de euforia quanto com a depressão e as crises de pânico, por exemplo.

"Isso porque fornece ferramentas de discernimento entre o que a mente está 'criando' e o que realmente está acontecendo, para que você possa manifestar e agir de acordo com quem você é e o que quer para si", afirma Benassi.

Então, seja numa sala quente e úmida, seja num estúdio tranquilo e confortável, encontrar determinação para praticar ioga, mesmo que apenas uma vez por semana, pode fazer a diferença na sua batalha contra a depressão.

TIPOS DE IOGA PARA SITUAÇÕES

Além dos tipos de ioga "oficiais", vários estudiosos da prática desenvolveram estilos que atendem a necessidades individuais e diferentes condições de saúde. Veja alguns:

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem