Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Ansiedade e enxaqueca: 6 práticas que podem ajudar a reduzir os sintomas

Mulheres têm até três vezes mais chances de sofrerem dores de cabeça

Ansiedade e enxaqueca estão relacionadas - Pexels
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

A razão para a sua enxaqueca pode ter nome: ansiedade. Ou seja, o modo como você vem lidando com as responsabilidades e os afazeres pode estar causando sintomas físicos, como dores de cabeça. Como prevenir ansiedade e enxaqueca? É o que veremos a seguir.

A ciência já provou a relação entre enxaqueca e ansiedade. Segundo estudo do neurologista Mario Peres, divulgado pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, 88% das pessoas com mais de 18 anos que sofrem com as incômodas dores de cabeça, também apresentam características como preocupação em excesso e sofrimento por antecipação típicas da ansiedade.

Ao sentir ansiedade, os substratos que promovem a sensação de bem-estar, paz ou tranquilidade sofrem uma queda na produção e não são transmitidos de maneira satisfatória para o corpo.

"A inquietação e o nervosismo fazem o cérebro enviar uma mensagem de alerta para o organismo. Depois disso, o corpo dispara seus sistemas de defesa, como a dor, por exemplo, dando espaço para uma crise de enxaqueca", explica Peres.

Além da ansiedade, tensão muscular, dificuldades de concentração, problemas na qualidade do sono e cansaço também foram encontrados em 85% das pessoas que sofrem do mal.

A pesquisa ainda mostrou que mulheres têm até três vezes mais chances de sofrerem dores de cabeça.

COMO PREVENIR ANSIEDADE E ENXAQUECA?

O neurologista acredita que a prática de exercícios físicos e a psicoterapia podem ajudar a pessoa a relaxar e a viver melhor. Veja aqui uma lista de consultas online com especialistas do Personare.

Além disso, a alimentação correta e a adoção de alguns hábitos simples costumam amenizar o problema.

"Não é recomendável passar muito tempo sem comer e ingerir bebida alcoólica e cafeína em excesso. Quem sofre de enxaqueca também deve evitar alimentos como chocolate, adoçantes, condimentos, gorduras, e leite e derivados", afirmou o especialista.

VEJA MAIS DICAS TÉCNICAS E AÇÕES SIMPLES QUE TAMBÉM AJUDAM A CONTROLAR A ANSIEDADE

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem