Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Estresse e aromaterapia: Veja como essa prática pode ajudar no dia a dia

Cada óleo pode atuar de uma forma auxiliando no bem-estar

Mesa branca contendo ramos de plantas, duas pequenas garrafas de óleo essencial, uma aberta e outra fechada, e um pote branco com ervas
Oléo essencial/florais - Pixabay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melissa Mell
personare

Muito já se sabe sobre as consequências maléficas do estresse em nosso corpo, mente e espírito. Uma opção prática e barata é reduzir o estresse com a aromaterapia.

Cientistas de todo o mundo vêm fazendo experimentos com a aromaterapia, e os óleos essenciais já provaram ter o mesmo efeito que alguns calmantes.

Já conseguiram acalmar pacientes em salas de espera de dentistas, ter efeito semelhante a medicamentos que combatem a ansiedade, amenizar a síndrome de burnout e até reduzir o mal-estar de pessoas que se recuperam de cirurgias.

Sabendo de tudo isso, que tal fazer da aromaterapia sua aliada na luta contra o estresse? Antes de mais nada, saiba tudo sobre aromaterapia aqui.

COMO REDUZIR O ESTRESSE COM A AROMATERAPIA

Para reduzir os batimentos cardíacos, aquietar a mente e relaxar, sugiro alguns óleos essenciais, que podem ser utilizados isoladamente ou em sinergias/blends (misturados entre si):

> Óleo essencial de lavanda: com seu cheirinho típico e suave, este óleo é um clássico contra a ansiedade e o estresse, além de combater a insônia. Ótimo para levar na bolsa em caso de emergências e para usar no quarto, antes de dormir.

> Óleo essencial de laranja: a laranja produz um dos óleos mais poderosos e coringas: um verdadeiro tônico emocional. Sua ação sedativa é incrível, assim como sua ação diante da sensação de descontrole, de raiva e de tristeza. Como este óleo ajuda a relaxar mas não causa sonolência, é ideal para usar ao acordar e durante o dia para espantar a preguiça. Como ele pode trazer manchas na pele caso entre em contato com o Sol, a dica é utilizá-lo em um difusor de ambientes e, caso queira usar em creme ou óleo de massagem, faça isso à noite.

> Óleo essencial de limão: bastante utilizado no combate ao estresse, esse óleo também melhora nossa capacidade de concentração e a clareza de ideias. Ideal para utilizarmos durante o trabalho. Cuidado ao usá-lo durante o dia, este óleo pode manchar a pele quando em contato com a luz solar.

> Óleo essencial de gerânio: o óleo de gerânio é um dos melhores para amenizar o estresse, a irritabilidade e a ansiedade. Traz equilíbrio, serenidade, estabilidade emocional e é ideal para ser usado na TPM (veja mais dicas naturais aqui).

> Óleo essencial de hortelã-pimenta: esse óleo essencial tem tanto potencial para combater o estresse que foi até mesmo utilizado em estudos científicos para amenizar os efeitos do burnout. Além disso, ameniza a intolerância, os medos e a irritabilidade. Estimula a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça e tensionais.

> Óleo essencial de benjoim: esse óleo tão tradicional é indicado para aqueles dias em que estamos fora de controle, pois proporciona equilíbrio emocional, sensação de acolhimento e tranquilidade. Seu aroma é bem peculiar e lembra meditação, templos e igrejas. Coloque no aromatizador enquanto medita, se acalma e tenta voltar aos eixos.

COMO UTILIZAR ÓLEOS ESSENCIAIS PARA COMBATER O ESTRESSE

> No difusor pessoal/colar aromatizador: 3 gotas do óleo essencial escolhido.

> No difusor de ambientes: 14 gotas de óleo essencial escolhido. Se quiser fazer um blend, divida essa quantidade entre os óleos escolhidos.

> Para uma massagem relaxante: em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva ou creme hidratante, pingue 7 gotas do óleo essencial escolhido. Se quiser fazer um blend de óleos essenciais, divida essa quantidade entre os óleos escolhidos. Massageie o corpo com movimentos circulares, dando prioridade à região do pescoço, peito, ombros e costas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem