Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare alimentação

Açúcar para crianças? Entenda o assunto e se há idade certa para liberar

Arthur Aguiar disse no BBB 22 que a filha de 3 anos ainda não come açúcar

Cupcakes - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amanda Regina
personare

Depois de aparecer comendo pães e guloseimas dentro da casa do Big Brother Brasil 22 (Globo) e se desculpar com a esposa por isso, Arthur Aguiar voltou a levantar dúvidas sobre alimentação. O ator contou que a filha Sophia, 3, ainda não come doces. A pergunta que fica é: tem idade certa para liberar açúcar para crianças?

Arthur garantiu: "Ela não sofre, não. Ela nunca chorou. Quando alguém vem oferecer alguma coisa para ela, ela pergunta: ‘Tem açúcar? Tem glúten?’. Aí a pessoa fala: ‘Tem’. E ela: ‘Então não quero’. Ela aprendeu desde sempre. A Sophia só come pão sem glúten. A manteiga dela é vegana". A seguir, vamos entender melhor o assunto, se existe idade certa para liberar açúcar para crianças e como e por que cuidar da alimentação do seu bebê desde a gestação.

Aliás, a alimentação vai muito além da comida. Tem a ver com seus sentimentos, com a sua história, com a sua infância. Tudo isso está no seu mapa astral. Se você quiser aprender a identificar padrões e melhorar seus hábitos, acesse aqui o curso Alimentação e Astrologia.

AÇÚCAR PARA CRIANÇAS

Indo direto ao ponto, a recomendação é esperar ao menos até os 2 anos completos para inserir açúcar para crianças. Inclusive, consta no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras, publicação do Ministério da Saúde. "Os açúcares, melado, rapadura e mel não devem ser oferecidos para crianças menores de 2 anos." Mas quanto mais conseguir segurar açúcar para crianças, melhor!

Eu vou explicar os vários motivos para isso a seguir. Alerto desde já: não é apenas o açúcar refinado branco que é prejudicial às crianças (e aos adultos também!). A substância pode vir disfarçada com vários nomes, como xarope de glicose, glucose, xarope de milho, maltodextrina, entre outros.Além disso, o vilão pode fazer parte de outros alimentos, como suplementos, achocolatados, biscoitos, bolachas, iogurtes, etc.

MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR

Primeiro, porque há diversas evidências científicas que demonstram que o uso precoce de açúcar tem maior relação com doenças como a diabetes, obesidade e doenças cardíacas em sua fase de vida adulta!

Além da predisposição a essas doenças, o açúcar é muito prejudicial no desenvolvimento do paladar. Por exemplo, um achocolatado é muito mais doce do que uma maçã, então, essa criança pode achar que frutas "não têm gosto", porque seu paladar fica acostumado com esse estímulo do doce!

Com isso, o consumo de açúcar vai prejudicando o consumo de frutas e verduras, diminuindo a aceitação desses alimentos mais saudáveis e favorecendo o consumo precoce de alimentos industrializados. O estabelecimento do paladar se desenvolve principalmente até o terceiro ano de vida.

Costumo explicar assim para meus pacientes:

> Imagine que comer frutas é ir no parquinho perto de casa: é gostoso e rotineiro.
> Comer doces é igual a ir para parques mais elaborados: vamos às vezes, não é rotineiro e também é bem mais exaustivo.

Veja aqui como substituir doces por frutas, com sobremesas menos calóricas e que regulam o apetite.
Além disso, o açúcar é um alimento estimulante e também possui "efeito rebote". Talvez você já tenha presenciado o que chamo de "fenômeno da festa": as crianças estão brincando na festa, até que vem a hora do bolo e começa a disputa pelos brigadeiros. Então, elas começam a brigar e chorar. Depois, normalmente, dormem no carro e acordam chorando.

Você já presenciou isso? Ocorre que o açúcar estimula o organismo, o corpo manda mais insulina e, logo depois, a energia cai. É quando vem o sono e o choro. Também nessa fase, os hábitos que introduzimos são fundamentais! Esse é o momento da definição de preferências alimentares. Aliás, o paladar começa na 20ª semana de gestação, acredita? Portanto, tudo o que essa mãe comeu na gestação, também ajuda na introdução alimentar e nas preferências da criança.

COMO EVITAR AÇÚCAR NA INFÂNCIA?

Acredito que vale a pena ser firme até os 2 anos para construir um paladar e um alicerce de saúde para a sua filha ou filho. A criança não passa vontade, porque até então nem sabe o que é aquilo! E outra, ela vai ter o resto da vida para comer, se assim desejar, não é verdade?

E não se engane com propagandas de "açúcares saudáveis", como mascavo, demerara, xylitol, entre outros. Não existe açúcar saudável! Aliás, não é recomendado usar qualquer tipo de adoçante para crianças, pois ainda não há indicativos de segurança. Saiba mais sobre adoçantes aqui.

Além do açúcar, evite todos os tipos de alimentos industrializados: bebidas prontas, achocolatados, engrossantes, queijos petit suisse, iogurtes saborizados, refrigerantes, biscoitos, bolachas, bolos prontos...Prefira servir frutas diversificadas: desde as cítricas (laranja, mexerica, abacaxi, etc.) até as mais doces (como banana, uvas, manga, frutas vermelhas —mas morango somente após 2 anos de idade!— goiaba, entre outras).

E GLÚTEN, CRIANÇA PODE CONSUMIR?

Ainda não há um consenso sobre essa questão. Há estudos que demonstram que a introdução precoce ao glúten não parece ser fator de risco para o desenvolvimento de doença celíaca ou da sensibilidade ao glúten, mas a introdução tardia (após os 24 meses) pode estar associada a esses fatores.

Lembrando que se a mãe faz aleitamento materno e consome o glúten, seu bebê também passa por essa sensibilização. O que eu gostaria de dizer aqui é que precisamos entender o que é alimento e o que é produto alimentar ou industrializado. Exemplos:

> Alimento: milho in natura e cozido
> Produto alimentar: farinha de milho ou pipoca.
> Industrializado: pipoca pronta, polenta pronto, bolos de milho...

O que devemos priorizar para a nossa saúde e principalmente a das crianças são os alimentos e produtos alimentares. Evitar os industrializados e refinados! Isso também é uma visão sobre o glúten. É diferente comer um quibe feito com o trigo e um pão integral em que a farinha integral seja o primeiro ingrediente no rótulo (e portanto presente em maior quantidade), que têm fibras e nutrientes, do que comer uma bisnaguinha ou um pão de sanduíche branco, que são produtos refinados e pobres nutricionalmente.

Também existem casos em que a exclusão do glúten pode ser benéfica, como nos pacientes celíacos, com sensibilidade ao glúten, em casos de alergia e de autismo. Para isso, converse com seu médico ou nutricionista.

RECADO FINAK

Bom senso. É importante que seja feito um bom estabelecimento do paladar até o terceiro ano de vida! Cozinhe em casa! Priorize feiras e sacolões! A saúde vai te recompensar!

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem