Viva Bem

Metas para 2022: Veja dicas para cumprir e adaptá-las à rotina do novo ano

Virada do ano é propícia para traçar novos objetivos

Giovanna Melhor, estudante Gabriel Cabral/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a chegada do ano novo, muitas pessoas aproveitam para traçar novos objetivos. Sendo fiel à lista de metas ou não, esse hábito se tornou comum e até mesmo motivador, ainda mais após meses de muitas incertezas.

A psicóloga Danielle Pinheiro afirma que criar metas no início do ano é extremamente importante para conseguir sentir os novos ares que estão por vir, como uma espécie de rito de passagem. "Quando não fazemos isso, é como se ficássemos mais cansados e nos perdêssemos no tempo", diz.

A bancária Nathali Ignez, 28, conta que criar metas é um hábito que cresceu com ela desde sempre. "Começou com a minha mãe me passando algumas tarefas como objetivo, e eu precisava realizá-las. E, ao fim do dia, ela comentava comigo se eu tinha feito tudo certinho", relembra.

Ela acrescenta que é importante ter alguns objetivos específicos porque eles funcionam como um incentivo. Nathali ainda explica que suas metas são mais para curto prazo e costumam ser menores. "Não faço metas mirabolantes porque fica muito difícil de atingir", diz. "As grandes coisas eu costumo colocar separado."

A estudante de economia Giovanna Melhor, 19, também sempre costuma criar metas, influenciada por outras pessoas falando sobre a prática nas redes sociais. Porém, ao contrário da bancária, ela diz que, com o passar do ano, as metas passam a não fazer tanto sentido. "Elas acabam sumindo ou mudando, porque minha vida tem muitos altos e baixos", explica.

"Minhas metas sempre foram gerais e de longo prazo, então fica difícil de cumprir em um ano", completa Giovanna. Porém, ela afirma que deixar os objetivos de lado não a impede de evoluir durante o ano ou criar outras metas, menos gerais. "Continuo achando importante estabelecer metas para se ter um norte do que fazer no ano", completa a estudante.

Já o estagiário Henrique Magyar Costa, 23, diz que fez apenas uma meta até agora. Ele conta que quando tinha cerca de 12 anos queria emagrecer, por isso estabeleceu como objetivo cortar refrigerantes totalmente de sua dieta por um mês. "Tinha dias que eu tomava um litro de refrigerante sozinho", diz. "Eu nem acredito que eu consegui fazer a meta, e até hoje não bebo e não sinto falta."

Ele diz que as resoluções e promessas de ano novo são importantes para ter um direcionamento do ano, além de ser uma força para "poder se cobrar de algo que queira muito fazer, no meu caso, eu queria muito perder peso", completa o estagiário. "Sempre que desejamos algo é bom ter uma meta, mas precisa ser acessível."

Liara Sedor, psicóloga focada em psicoterapia para escolhas mais assertivas, completa ao dizer que traçar objetivos, em específico no início do ano, ajuda a nortear os próximos 12 meses e também a ter "um direcionamento condizente com os seus objetivos", assim como o estagiário Henrique diz fazer.

A psicóloga Danielle ressalta que ao criar objetivos, é importante considerar que imprevistos sempre acontecem. Nos últimos dois anos, com a pandemia de Covid-19, todos foram afetados e perceberam que não é possível controlar tudo que está em volta. "A pandemia sem dúvida nenhuma foi um espelho para mostrar ‘sua vida está assim’."

Ela acrescenta que ter metas de curto prazo ajudam a mensurar a evolução pessoal ao longo do ano. A bancária Nathali completa dizendo que "ajuda estar separando elas em nichos: curto, médio e longo prazo". Ela ainda diz que costuma usar essa técnica especialmente no trabalho.

No entanto, a também psicóloga Liara ressalta que apesar de ser importante criar metas, é necessário ter "um planejamento sem ‘neuras’, com adaptações". Ela deixa uma dica que para em 2022 sejam priorizados "momentos de lazer, descanso e convivência com amigos e familiares. Eles fazem parte principalmente da manutenção da saúde mental e a pandemia nos provou que ela importa sim, e muito".

Para o futuro, a estudante Giovanna diz que já tem metas para o ano de 2022, e deseja ter um apartamento, evoluir no emprego e cuidar melhor de sua saúde mental. Já a bancária Nathali conta que possui metas profissionais e pessoais para o próximo ano, todas já separadas pelos nichos de prazos.

O estagiário Henrique diz que apesar de não costumar fazer metas anualmente, também já tem algumas traçadas para o próximo ano, em especial focadas em seu trabalho e faculdade. "Gostaria de criar uma rotina de estudos e me aprofundar em programação. Também quero me dedicar mais para estudar inglês", conta.

Danielle e Liara ainda separaram algumas dicas para quem costuma traçar metas de ano novo e tem dificuldade em cumpri-las ou, até mesmo, em definir os objetivos mais claramente, e para quem quer começar este hábito também. Confira abaixo a lista com as principais sugestões.

Dicas para cumprir as metas de ano novo

  1. Escrever as metas, assim fica mais fácil de visualizar.

  2. Torná-las menores e possíveis, de forma que possam ser realizadas e adicionadas à rotina.

  3. Escalonar as metas para que elas se realizem ao longo do ano, e dividi-las entre diárias, semanais ou até mensais.

  4. Dividir as metas para as áreas específicas de sua vida, como no âmbito profissional ou pessoal.

  5. Associar metas à atividades que tragam prazer, para torná-las algo natural de ser feito. Isso vale especialmente para metas que exigem mudanças de hábito.

  6. Todo planejamento deve considerar variáveis controláveis e incontroláveis. Para isso, é bom juntar uma quantia em dinheiro que funcione como uma reserva caso aconteça um imprevisto.

  7. É importante também acompanhar mensal ou bimestralmente a execução dos objetivos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem