Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Feng Shui para melatonina: Como produzir naturalmente o hormônio do sono

Arrume seu quarto para facilitar a produção desse hormônio pelo corpo

Como melhorar o sono dos adolescentes
Pexels
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aline Mendes
personare

Muito tem se falado sobre a melatonina com a liberação da venda em forma de medicamento. Contudo, é importante saber que ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas à noite e no escuro. Por isso, precisamos cuidar do ambiente onde dormimos. Aí é que entra o feng shui para melatonina.

A melatonina é o hormônio responsável por regular nosso sono e nosso relógio biológico. Por isso, é popularmente chamada de "hormônio do sono". Além disso, ela é antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Pesquisas relatam efeitos benéficos da melatonina como coadjuvante nos tratamentos de câncer e, mais recentemente, ela foi identificada como um fator de resistência à infecção de pulmão. A deficiência de melatonina está associada à maior incidência de fadiga, insônia, depressão, obesidade e diabetes tipo 2.

NATURAL OU SUMPLEMENTO

Em países como os Estados Unidos, a melatonina é vendida como suplemento alimentar há mais tempo. No Brasil, a autorização foi dada pela Anvisa no final de 2021. Mas alguns estudos relatam possíveis efeitos colaterais indesejáveis relacionados à suplementação por melatonina sintética, que é contraindicada em caso de gravidez e amamentação.

O ideal, portanto, é favorecermos a produção natural de melatonina pelo nosso próprio organismo. Esse importante hormônio é produzido principalmente pela glândula pineal (veja tudo sobre aqui!), no cérebro, e em menor quantidade pelo pulmão, pele e intestinos. Mas apenas a primeira entra na corrente sanguínea, sendo distribuída pelo corpo.

FENG SHUI PARA PRODUÇÃO NATURAL

Vejamos algumas recomendações do feng shui para garantir boa saúde e bom sono, que vão ao encontro da boa produção de melatonina. Os chineses dividem as energias, bem como os ambientes e as atividades humanas, em duas categorias complementares chamadas de yin e yang:

> Yang está associado ao movimento, ao dia, à luz solar e à polaridade masculina
> Yin está associado ao repouso, à noite, à escuridão e à polaridade feminina

Para termos boa saúde, precisamos de yin e yang em proporções equilibradas em nosso corpo e em nossa vida. Se durante o dia permanecemos a maior parte do tempo na polaridade yang-dinâmica, durante a noite precisamos garantir a permanência na polaridade yin-receptiva. Assim, nosso corpo será capaz de restaurar suas reservas energéticas e sua imunidade.

Veja como garantir que o seu quarto de dormir terá predomínio de características yin repousantes e permitirá uma boa produção de melatonina:

> Tenha cortinas opacas, que barrem a entrada de luz externa no quarto. Quanto mais escuro estiver o quarto, mais profundo e restaurador será o seu sono.

> Evite aparelhos eletrônicos ligados na tomada durante a noite. Não somente a pequena luz do visor dos aparelhos é capaz de perturbar o sono em pessoas mais sensíveis, mas também o campo eletromagnético gerado pelos aparelhos afeta diretamente a função da glândula pineal. Retire todos os aparelhos da tomada na hora de dormir, ou conecte-os a um filtro de linha com interruptor, que permite desligar todos os aparelhos simultaneamente.

> Apague as telas de TV e celular duas horas antes de ir para a cama. A luz azulada emitida pelos aparelhos eletrônicos mantém a glândula pineal em estado de alerta por algumas horas. Por isso, é importante evitar o uso de TV, computador e celular nas duas horas anteriores ao início do sono. Assim, o cérebro tem tempo de reduzir sua atividade para começar a produzir a melatonina necessária à indução do sono.

> Reduza a intensidade da iluminação antes de dormir. Evite manter os ambientes plenamente iluminados até a hora de ir dormir. O ideal é, pelo menos uma hora antes, trocar a iluminação do teto por abajures com iluminação mais suave e indireta.

> Evite lâmpadas de tonalidade fria no quarto de dormir. Ao utilizar lâmpadas de led ou fluorescentes, dê preferência àquelas de tom branco quente ou branco neutro. É possível encontrar a indicação de temperatura de cor na embalagem, e algumas possuem essa informação impressa na própria lâmpada. Os tons frios, que devem ser evitados, costumam estar na faixa de cor de 6000 K ou mais, enquanto os tons quentes, desejáveis, são aqueles abaixo de 4000 K. Lâmpadas halógenas emitem luz de tom naturalmente quente e são as mais indicadas para uso em luminárias próximas à cama.

> Reduza barulhos e estímulos excessivos dos ambientes à noite. Música agitada, TV com imagens piscando e odores muito fortes são fatores que retardam a ativação da pineal para a produção de melatonina. Próximo à hora de dormir, você pode colocar uma música relaxante, em volume baixo, criando um ritual diário que predisponha ao sono. Caso você tenha o costume de usar aromas nos ambientes, são indicados os óleos essenciais de lavanda ou camomila em difusores a frio ou spray.

Muitas dessas recomendações implicam não somente mudanças no ambiente, mas também mudanças de hábitos. Nossa cultura valoriza o estado de estímulo permanente, e temos dificuldade em perceber a importância dos momentos de descanso para a nossa saúde, e até mesmo para a nossa boa produtividade no dia seguinte.

Manter uma boa saúde física, mental e emocional é muito mais vantajoso do que tentar curar problemas de saúde depois que eles se manifestam no corpo.

MELATONINA EM CRIANÇAS E BEBÊS

Embora sejam mais comuns os relatos de problemas causados pela deficiência de melatonina em idosos, devemos prestar atenção especial aos quartos de crianças, bebês e adolescentes.

Seu sistema neurológico ainda em formação pode ser afetado de forma permanente por interferências ambientais. E seus hábitos de sono, condicionados desde o nascimento, os acompanham por toda a vida.

O costume de manter sempre uma luz acesa à noite no quarto de bebês e crianças é um fator que sobrecarrega seu sistema neurológico. O advento da eletricidade é bastante recente na linha do tempo da humanidade, e o corpo humano está preparado para se adaptar naturalmente à escuridão da noite. Vale a pena repensar este hábito e beneficiar a saúde de nossos filhos!

Outro aspecto delicado em quartos de bebês são as babás eletrônicas, que geram um forte campo eletromagnético, extremamente nocivo. Nesse caso, o ideal é mesmo não utilizá-las.

Se o bebê dorme no próprio quarto, o ideal é que haja uma porta ligando ou próxima ao quarto dos pais, que possa permanecer entreaberta, permitindo que seu choro seja ouvido naturalmente. A vantagem é que, com as condições ambientais adequadas, a tendência é que seu bebê durma melhor e acorde menos durante a noite. Veja aqui dicas para montar um quarto montessoriano e cuidar da energia dos bebês.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem