Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Aprenda exercícios com as cores dos chacras para melhorar as emoções

Os chacras servem para equilibrar corpos físico, mental e espiritual

As cores dos chacras - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Solange Lima
personare

Chacras são centros energéticos localizados na coluna vertebral. Sua função é canalizar energias vitais e equilibrar os corpos físico, mental e espiritual de cada pessoa. As cores dos chacras principais estão relacionadas às sete cores utilizadas na cromoterapia.

A cor relacionada a cada um dos chacras é a que domina, porém, qualquer chacra pode absorver qualquer cor, dependendo do estado emocional ou sua necessidade específica naquele momento. Entenda qual é a cor de cada chacra e como usá-las para melhorar suas emoções.

VERMELHO É A COR DO CHACRA BÁSICO

> Onde fica o chacra básico: no final da coluna vertebral.

> Glândula do chacra básico: é a suprarenal, que rege a própria coluna vertebral e os rins.

> Como usar a cor do chacra básico: sua cor é a vermelha, intensa e estimulante, que nos ajuda a ter mais motivação e combater o desânimo. O vermelho traz vitalidade, energia e coragem (saiba mais sobre como usar o vermelho aqui).

> Chacra básico em desequilíbrio: medos, inseguranças e falta de energia surgem.

> Exercício para equilibrar o chacra básico: Feche os olhos, faça algumas respirações e imagine a cor vermelha no final da coluna vertebral e repita: LAM, LAM, LAM. O objetivo é que energias como medo, insegurança e instabilidades emocionais sejam dissolvidas.

LARANJA É A COR DO CHACRA UMBILICAL

> Onde fica o chacra umbilical: na pélvis.

> Glândulas do chacra umbilical: as gônadas, glândulas reprodutoras. É responsável pelo sistema reprodutor.

> Como usar a cor do chacra umbilical: sua cor é a laranja que energiza, restaura e regenera. É a cor da coragem, da força e determinação (confira outras características da cor laranja neste artigo).

> Chacra umbilical em desequilíbrio: gera dificuldades sexuais, confusões para enfrentar desafios e na vontade de viver em diferentes áreas da vida.

> Exercício para equilibrar o chacra umbilical: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor laranja na região e repita: VAM, VAM, VAM. Imagine seus órgãos reprodutores energizados com essa cor, limpando todas as emoções que possam estar refletindo sensações de raiva, irritabilidade e insegurança.

AMARELO É A COR DO CHACRA PLEXO SOLAR

> Onde fica o chacra plexo solar: na região do pâncreas.

> Glândulas do chacra plexo solar: o pâncreas, que é uma glândula tem a função tanto exócrina como endócrina. A maior parte da glândula secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras.

> Como usar a cor do chacra plexo solar: Sua cor é a amarela, que atua na mente, ajuda no raciocínio e na criatividade (entenda outros benefícios do amarelo para a sua vida).

> Chacra plexo solar em desequilíbrio: gera medos em geral, dificuldade de expressar a autoconfiança e a criatividade. O indivíduo também pode apresentar uma certa incapacidade para estabelecer uma sintonia com as pessoas, carência e baixa autoestima.

> Exercício para equilibrar o chacra plexo solar: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor amarela na região e repita: RAM, RAM, RAM. Imagine seu pâncreas, estômago, fígado, vesícula biliar, todos os órgãos dos aparelho digestivo e seu sistema nervoso energizados pela cor amarela, limpando todos os atritos e conflitos de relacionamentos, angústias, ansiedades, controle e dominação.

VERDE É A COR DO CHACRA CARDÍACO

> Onde fica o chacra cardíaco: na região do coração.

> Glândulas do chacra cardíaco: está ligado a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico.
> Como usar a cor do chacra cardíaco: A cor verde que equilibra, tranquiliza e acalma esse chacra. O verde é cor da cura das emoções e tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa (aprenda tudo sobre o verde aqui).

> Chacra cardíaco em desequilíbrio: Quando em desequilíbrio, apresenta traumas ligados a relacionamentos afetivos, que prejudicam a autoestima. Sensações como angústias e problemas de relacionamento podem ocorrer.

> Exercício para equilibrar o chacra cardíaco: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor verde na região e repita: YAM, YAM, YAM. Imagine seu sistema circulatório, seu coração, sangue, sistema imunológico energizados pela cor verde, limpando todos os sofrimentos, tristezas, traumas e angústias.

AZUL É A COR DO CHACRA LARÍNGEO

> Onde fica o chacra laríngeo: na região da garganta.

> Glândulas do chacra laríngeo: se comunica com a glândula tireóide, que está relacionado à nossa capacidade de comunicação e expressão.

> Como usar a cor do chacra laríngeo: A cor azul traz paciência e serenidade, ajuda a tranquilizar o corpo e a mente. Ela é indicada para casos de insônia e estresse (confira neste artigo dicas de como usar azul).

> Chacra laríngeo em desequilíbrio: gera insegurança, indecisões, dúvidas e desânimo.

> Exercício para equilibrar o chacra laríngeo: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor azul na região e repita: HAM, HAM, HAM. Imagine os pulmões, brônquios, garganta, tireoide energizados na cor azul, limpando todos as inseguranças, dúvidas, a timidez e o desânimo.

ÍNDIGO É A COR DO CHACRA FRONTAL

> Onde fica o chacra frontal: na testa, entre os olhos.

> Glândulas do chacra frontal: governa a glândula pituitária que está localizada no centro do cérebro entre os dois hemisférios. É responsável por regular as atividades intelectuais, como também é o ponto de abertura da visão interior, da intuição.

> Como usar a cor do chacra frontal: O índigo ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes (entenda mais sobre a cor índigo aqui).

> Chacra frontal em desequilíbrio: provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro. É comum que surjam ideias e conceitos confusos (geralmente negativos), que podem criar obsessão mental, perturbação psíquica, problemas de memória, e alucinações.

> Exercício para equilibrar o chacra frontal: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor azul índigo na região e repita: OM, OM, OM. Imagine seus ouvidos, nariz, maxilar, cérebro energizados por essa cor, que limpa todos os preconceitos, críticas, julgamentos, obsessões e perturbações.

VIOLETA É A COR DO CHACRA CORONÁRIO

> Onde fica o chacra coronário: no topo da cabeça.

> Glândulas do chacra coronário: é relacionado com a glândula pineal.

> Como usar a cor do chacra coronário: A cor é a violeta, muito espiritual e mística, que ajuda nos desequilíbrios emocionais e na falta de fé.

> ​Chacra coronário em desequilíbrio: a pessoa fica fora de sintonia com a espiritualidade, que pode gerar uma depressão por falta de propósito e significado na vida (saiba como se beneficiar da cor violeta neste artigo).

> Exercício para equilibrar o chacra coronário: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor violeta na região e repita: AUM, AUM, AUM. Imagine seu sistema imunológico (baço), olhos, ouvidos e sistema endócrino energizados por essa cor, que limpa todos os apegos, possessividade e aprisionamentos físicos, mentais e emocionais.

ATENÇÃO AOS CHACRAS!

Se você se identificou com alguma questão relacionada aos desequilíbrios dos chacras, não deixe de buscar ajuda profissional.

Trabalhar com a energização dos chacras te auxiliará a trazer o equilíbrio, se conectar com você e entender seus processos. Não é fácil resolver todas essas questões sem ajuda, muitas vezes um terapeuta pode fazer bastante diferença nessa busca.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem