Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Aprenda com Roberto Carlos os benefícios das cores em roupas e ambiente

Músico tem preferência por azul e branco, e não gosta de roxo e marrom

Especial 2019, Roberto Carlos na Ópera de Arame, em Curitiba - Fabio Rocha/Globo Imprensa
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre as muitas manias que o cantor Roberto Carlos já mostrou ter, a paixão pelas cores azul e branco estão entre as mais conhecidas. Os tons aparecem, não só em suas roupas, mas até nos fios de seus microfones. Nos especiais de fim de ano, convidados privilegiam looks nessas cores para homenageá-lo.

Aproveitando as comemorações pelos 80 anos do músico, celebrados nesta segunda-feira (19), a especialista em cromoterapia Solange Lima, do portal Personare, revela que as cores preferidas do rei representam tranquilidade, serenidade e paz, e podem trazer esses benefícios a quem as usa.

Cada cor tem uma função terapêutica específica e atua em um chakra (centro energético que canaliza energias) ou um órgão do corpo. Com isso, ao serem utilizadas elas podem impactar fortemente restabelecendo e energizando tudo o que está bloqueado ou em desequilíbrio no corpo, como doenças.

Segundo Lima, a cromoterapia se baseia nas cores do arco-íris que são amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho e rosa. Para atrair suas vibrações, a pessoa pode imaginar feixes das cores na meditação ou pela comida, roupa, objeto, esmalte e até energizando a água que vai beber.

No caso de Roberto Carlos, ele utiliza os benefícios das cores azul e branca por meio dos objetos e roupas no dia a dia. Lima explica que o azul é uma cor que trabalha as emoções, sentimentos, tem efeito calmante e causa empatia entre as pessoas.

Lima aconselha o uso da cor em casa nos quartos de dormir para ajudar a relaxar, acalmar e ter um sono tranquilo e reparador. No vestuário, a cor pode ajudar ainda na comunicação. "Pode colocar um abajur com com cor azul e deixar 15 minutos, que traz tranquilidade e ajuda no sono”, ensina

A cor branca, muita utilizada pelas pessoas na virada do ano, simboliza pureza e traz uma sensação de paz e esperança de dias melhores. Segundo Lima, o branco pode ser utilizado em todos os ambientes da casa, mas não tem luz para tratamentos. "É uma cor mais ritualística, algumas religiões adotam essa cor, como a umbanda e a espírita. Ela passa uma certa calma, tranquilidade e os médicos usam porque remete à limpeza”, esclarece.

Até o roxo e o marrom, cores que Roberto Carlos não gosta, podem trazer benefícios. A especialista aponta que o cantor pode não apreciar o roxo por essa ser uma cor de mudança, o que o cantor pode ser resistente. Já o marrom representa a ligação com a terra e revela uma busca por uma estrutura mais forte, sólida que transmita segurança e confiança. Em tons mais escuros, no entanto, pode causar desconforto e mal-estar.

SIGNIFICADO DAS CORES:

Vermelho – é estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.

Amarelo – é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.

Laranja – é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e oferece a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, de enfrentar desafios e trazer autoconfiança e autoestima.

Verde – é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.

Azul – traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

Índigo – trabalha o equilíbrio energético, a intuição, a proteção, a limpeza e a purificação de ambientes.

Violeta – é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.

Rosa – trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Marrom - a cor transmite calma, traz a tona a solidez, segurança e confiança.Mas os tons mais escuros pode causar desconforto e mal-estar.

Cinza - está ligada à indecisão e incerteza e por isso as pessoas mais tímidas gostam de roupas desta cor. Ela remete ao não envolvimento, é como se a pessoa se tornasse invisível com essa cor.

Preta - o uso da cor preta nas roupas demonstra mistério, discrição e muitas vezes é utilizado para esconder algo que não estamos dispostos a enfrentar no momento.

ÁGUA SOLARIZADA COM CORES

Uma maneira de tirar proveito dos benefícios das cores é fazer uma energização solar da água utilizando as cores. Lima afirma que o método pode ajudar a amenizar a depressão e o desânimo, afastar as ideias fixas e dar mais coragem, calma e equilíbrio.

Segundo a especialista, o sol tem um efeito purificador, renovador e revitalizante. Quando uma pessoa bebe a água que foi exposta aos raios solares, permite que esses benefícios fluam para diferentes partes do nosso corpo, renovando e revitalizando o organismo.

Para solarizar a água e aproveitar os benefícios das cores, Lima ensina que a pessoa deve pegar um vidro colorido com a cor que trará o benefício que ela precisa, colocar água filtrada e deixar por 40 minutos no sol. Depois, deve deixar esfriar ou colocar na geladeira, e beber a água. “Escolha a cor da garrafa de acordo com a sua necessidade”, afirma.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem