Viva Bem

Cinco dicas para conseguir cumprir suas resoluções de Ano-Novo

Imagem/Ilustração
Apenas 8% das pessoas que estabelecem resoluções de Ano Novo cumprem as metas. A BBC News Brasil reúne dicas para que você possa fazer parte dessa estatística. - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

É o começo de 2020 e para muitos de nós, o Ano-Novo é um momento de estabelecer novas metas e projetos pessoais.

De repente ter uma rotina mais saudável ou economizar mais dinheiro? Quem sabe iniciar um novo hobby ou deixar de lado atividades que não nos acrescentaram muito?

Qualquer que seja a sua resolução de Ano-Novo, ela só será concretizada se houver motivação. Mas todos nós sabemos que isso não é fácil de alcançar e muitos planos acabam ficando para trás depois que o novo ano se inicia.

Só 8% das pessoas que estabelecem resoluções de Ano-Novo conseguem atingir seus objetivos, segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA). A BBC News Brasil reuniu cinco dicas para te ajudar a fazer parte dessa seleta estatística.

COMECE COM METAS PEQUENAS

Estabelecer metas realistas garante chance maior de sucesso. Parte do problema relacionado ao fracasso das resoluções de Ano-Novo é o fato de elas serem utópicas e presumirem que "podemos ser pessoas completamente diferentes a partir do Ano-Novo", explica a psicoterapeuta Rachel Weinstein.

O mais indicado é "começar pequeno", para depois adicionar dificuldades à medida que vai cumprindo a meta inicial. Por exemplo: comprar um tênis apropriado e iniciar corridas de curta duração antes de se comprometer com a meta de correr uma maratona.

Se você quer começar a cozinhar, pode estabelecer a meta de seguir uma receita nova uma vez por semana ou acompanhar alguém que já cozinha, para aprender as técnicas.

Não se trata de reduzir as expectativas ou pensar pequeno, mas sim criar estratégias para atingir resultados de longo prazo. Afinal de contas, conforme Weinstein, a verdadeira mudança "acontece a passos pequenos ao longo do tempo".

SEJA ESPECÍFICO

Frequentemente, estabelecemos metas sem uma ideia clara de como executá-las. Mas é importante planejar os detalhes das resoluções.

Segundo o professor de filosofia Neil Levy, da Universidade de Oxford, planejar ir à academia às terças de tarde e sábados de manha é uma meta mais propensa a dar certo que simplesmente dizer: "Vou mais à academia".

Ações específicas e factíveis garantem que você não estabeleça apenas um conjunto de intenções, mas sim também os passos necessários para concretizá-las.

BUSQUE UMA REDE DE APOIO

Encontrar outras pessoas dispostas a entrar nessa jornada com você pode ser uma ótima fonte de motivação. Isso pode significar ir a uma aula com um amigo ou tornar a sua resolução pública.

Quando divulgamos nossos projetos, as chances de seguirmos adiante com eles são maiores. John Michael, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, pesquisa os fatores sociais envolvidos na tomada de decisões e na manutenção de compromissos.

Ele diz que somos mais propensos a seguir adiante com resoluções se elas parecerem de alguma forma importantes para outras pessoas ou se o bem-estar de outros for afetado em caso de fracasso.

Portanto, seja cumprindo um compromisso ou obtendo companhia e apoio, envolver outras pessoas pode ser a chave do sucesso para atingir a sua meta de Ano-Novo.

SUPERANDO FRACASSOS

Quando a resolução se mostrar difícil de ser alcançada, reserve um momento para reavaliar a meta. Que obstáculos você está enfrentando? Que estratégias foram mais efetivas até agora? Quais foram as menos eficazes?

Tente ser mais realista e celebrar até as menores conquistas. Se você quiser manter a mesma resolução, por que não tentar uma abordagem diferente que possa reforçar sua motivação?

Mudanças simples no dia a dia podem te ajudar a caminhar para a direção certa. Se você tem tentado comer de maneira mais saudável, por exemplo, pode começar por trocar massa branca e pão por opções com grãos integrais. Ou pode cortar gordura saturada ao trocar lanches como bolos e batatas fritas por smoothies, vegetais e frutas.

ALINHE SUAS RESOLUÇÕES COM PLANOS DE LONGO PRAZO

As melhores resoluções são aquelas que te ajudam a alcançar uma parcela de um plano de longo prazo em vez de serem metas vagas e abstratas, diz a psicóloga behaviorista Anne Swinbourne. Se você nunca se interessou por esporte, a meta de se tornar um grande atleta dificilmente vai colar. As pessoas que só se apegam à força de vontade geralmente falham", diz.

Portanto, ao escolher uma resolução que te motive, estabeleça planos concretos para alcançá-la a partir do primeiro dia do ano. E não exite em pedir ajuda para superar os obstáculos que surgirem no caminho.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem