Viva Bem

Marie Kondo: como aplicar o método da guru japonesa para organizar e limpar seu computador e celular

Marie Kondo estrela a série 'Tyding up' (Organizando, em inglês) no Netflix
Marie Kondo estrela a série 'Tyding up' (Organizando, em inglês) no Netflix - GETTY IMAGES

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Elimine do seu armário tudo aquilo que não traz alegria. Essa é a frase que resume o método de Marie Kondo, a guru japonesa de limpeza e arrumação, para organizar nossas vidas.

Sua proposta é manter apenas as coisas que mais apreciamos. Um minimalismo com um toque emocional. "Quando você organiza sua casa, também organiza seu passado", diz Kondo. O mesmo também pode ser aplicado à nossa vida digital.

Quantos arquivos você tem em seu computador? Quantos emails não lidos estão na sua caixa de entrada? Suas fotos e vídeos estão se acumulando? Quais aplicativos tiraria do celular?

Organizar a vida digital parece simples, mas pode ser mais complexo que organizar uma casa. "O maior erro quando se faz uma faxina digital é concentrar-se demais no que temos de descartar", disse Kondo à emissora americana CNN. "É preciso se concentrar no que é importante para você, o que você quer manter."

Kondo dá dicas de como usar seu método, que ela chama de KonMari, para fazer uma limpeza a fundo sem se estressar. Em sua série no Netflix, Tyding up (Organizando, em inglês), ela explica como dobrar e guardar roupas, como selecionar objetos para descartar e formas de manter a ordem.

Como aplicar estes conselhos a uma vida digital desorganizada?

ORGANIZE OS DOCUMENTOS DE SEU COMPUTADOR

Para deixar o computador em ordem, Kondo recomenda criar duas pastas: "documentos importantes" e "despertam alegria" - esta segunda incluiria tudo aquilo que não é tão importante, mas você não quer eliminar.

Mas um arquivo em PDF pode transmitir alegria? "Sem dúvida. Alguns e-mails e mensagens de texto fazem isso", diz Kondo. "Apague todo o resto."

Ela também recomenda colocar os documentos importantes - arquivos, fotos e outros - em memórias externas e organizá-los por datas e outro critérios. O objetivo é não deixar nada de que realmente não necessite no computador.

Apague tudo o que não é mais necessário, recomenda Kondo
Apague tudo o que não é mais necessário, recomenda Kondo - GETTY IMAGES

FAÇA UMA FAXINA EM SUAS FOTOS

No caso das fotos, a limpeza pode ser mais complexa. É comum acumularmos dezenas, centenas e até mesmo milhares de fotos no computador, no celular e na nuvem. Todas elas despertam alegria em você? Possivelmente, não.

É provável que muitas te lembrem de momentos queridos. Outras simplesmente ocupam espaço e não agregam nada. Muitas vezes, deixamos fotos repetidas, escuras e borradas se acumularem. Comece por elas. Depois, elimine aquelas de que não gosta tanto e as que não precisa guardar.

Suas redes sociais também podem precisar de uma limpeza. São realmente importantes todas aquelas fotos e publicações no Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp?

"É algo que você quer ver de novo? Te faz feliz? Quer ter no futuro?", questiona Keith Bartolomei, organizador profissional e consultor de KonMari na empresa Zen Habitat, nos Estados Unidos.

COLOQUE SEUS E-MAILS EM ORDEM

É muito fácil deixar emails se acumularem. Kondo diz organizar as mensagens que recebe em duas categorias: "guardados" e "não processados" - esta segunda pasta é para todos os emails que pretende ler e responder.

"Quando vejo que minha caixa de entrada está cheia, tiro um tempo para organizar tudo de uma vez", explica.

BBC News Brasil
Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem