Viva Bem

Filhos de pais saudáveis são menos propensos a sofrer com excesso de peso, afirma pesquisa

Parentes e colegas de escola podem ser má influência

filho beijando a mãe
Luisa Mell é vegana é o filho dela de três anos, Enzo, naturalmente agregou os valores da mãe - Jardiel Carvalho/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Fabiana Schiavon
São Paulo

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que filhos de pais saudáveis são 75% menos propensos a sofrer com excesso de peso ao longo da vida. No dia a dia, no entanto, isso pode não ser tão simples, conforme constatam especialistas.

"Claro que o modelo alimentar aprendido pelas crianças passa pelos pais. Mas não adianta afirmar que é preciso comer salada se, em casa, só há cheeseburger. Além disso, a criança tem outras influências, que podem vir dos avós, da escola e até de propagandas. Juntando essas variáveis, nem sempre os pais saudáveis terão filhos que comem bem", afirma a neuropsicóloga Deborah Moss.

"É muito importante dar boas opções às crianças. Não adianta oferecer uma bolacha recheada e uma maçã. O doce sempre ganha. Melhor se a escolha for entre uma uma maçã e uma pera", destaca Deborah.

A empresária Karol Azevedo, 35, e o marido Amilcar Azevedo, 34, sempre foram preocupados em comer bem. "A gente não tinha oportunidade de se alimentar de forma tão saudável", lembra Karol. Mas, com a chegada dos filhos, tudo mudou.

"Quando o Bernardo nasceu, a minha maior alegria era cozinhar para ele. Passava no mercado, comprava os ingredientes, fazia sopinhas para diversos dias e congelava", conta Azevedo. O chef de cozinha acabou abrindo uma empresa de marmitas infantis, a Gourmetzinho.

Dessa forma, Karol e Amilcar aprenderam muito sobre alimentação infantil. "Oferecer repetidamente o mesmo alimento funciona. A criança pode não comer tomate na primeira vez. Mas eu insisto e coloco bem pouquinho. Depois, vou aumentando a porção, até que ele comece a comer sem perceber", conta Karol. O casal ainda colocou uma fruteira da altura das crianças para que eles pudessem ter mais acesso a ela.

Nas papinhas, o chef inclui diferentes texturas e sabores. "O bebê nasce sem paladar, então, ele não tem como dizer que gosta ou não de algo. Por isso, é preciso insistir", diz Amilcar. "Esse processo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis deve ser paciente, pois nascemos com preferência para o sabor doce, enquanto o consumo do azedo, do amargo e do salgado precisa ser aprendido”, explica Larissa Marconi, nutricionista maternoinfantil.

A neuropsicóloga Deborah fala, ainda, sobre a relação da comida com tédio e com momentos de lazer. “Se a criança não tem o que fazer, ela sente fome e pede comida. Na maioria das famílias, tudo o que envolve afeto e lazer tem comida envolvida. Hoje tem visita em casa, então é preciso comprar um doce. Não deve ser assim o tempo todo."

VEGANOS E ALÉRGICOS

Quando os hábitos dos pais são mais restritivos, o desafio aumenta. A gerente de marketing Andrezza Aldrighi Zimenez, 32, é vegetariana e tem uma filha de quase dois anos. "Eu a levei para a nutricionista já aos seis meses e ela me ensinou um método que ajuda a criar uma relação saudável da criança com a comida. O meu marido come carne, mas eu pedi a ele que não desse a ela", afirma Andrezza, que também é bastante preocupada com o consumo de doces.

"Há muitas pesquisas falando sobre o vício em açúcar, do quanto ele estraga o paladar. Mas não é fácil controlar, porque as pessoas associam açúcar a amor e querem dar doce para a criança", diz a gerente de marketing.

Andrezza não pretende proibir a filha de comer doces nem carne, mas se preocupa em ensinar sobre o equilíbrio na hora de se alimentar. Esse meio-termo é importante, segundo a nutróloga e endocrinologista Elaine Ferraz. "Os alimentos devem ser apresentados às crianças para que elas tomem a decisão do que consumir. Ensinar sobre o que faz bem e o que não faz é importante, porém os pais precisam ter em mente que o proibido causa curiosidade."

A ativista Luisa Mell, 39, é vegana e passou esse conceito ao filho Enzo, que hoje tem três anos. "Quando ele ainda era bebê, era fácil, porque eu me alimento bem e sempre expliquei para ele que os animais são da família, mas que algumas pessoas acham normal comê-los. Quando ele começou a ir para escola, tomou um susto ao ver que todo o mundo come carne, toma leite e come queijo", conta Luisa.

Mas Enzo abraçou o ativismo da mãe. "Ele mesmo já diz que é vegano e nega o que oferecem a ele. Essa atitude fez até a professora da escolinha virar vegetariana”, conta a ativista. “Claro, como qualquer criança, nem todos os dias ele quer fazer escolhas nutritivas e não sei se ele continuará assim quando for adulto. Terá que ser uma escolha dele."

Já a professora de reiki Fátima Maranhão, 31, mudou de hábitos quando descobriu que seu filho era celíaco e intolerante a lactose, entre outras alergias. "Ele tinha infecções o tempo todo. Comecei a pesquisar muito sobre alimentação e fui apresentada ao veganismo."

A escolha alimentar dela caiu como uma luva para o filho. "Faço as nossas marmitinhas e levamos comida juntos para todo canto”, afirma a professora –que perdeu 28 quilos.

BRINCAR FAZ BEM

Se adultos com problemas alimentares ou obesidade são obrigados a seguir dietas e a praticar exercícios, as crianças devem fazer isso de forma natural. A rotina da gerente de vendas Adriana Amorim, 48, não permitia que ela cuidasse melhor da alimentação do filho, Lucas, nove anos. "Eu o levei ao pediatra e descobri que ele estava dez quilos acima do peso. O médico disse que ele não precisava perder peso, mas seria preocupante se ele engordasse mais", conta a mãe.

Conversando com uma personal trainer, na academia que frequentava, Adriana a convenceu a abrir uma aula dedicada a crianças. "Ela tem uma casa enorme, com quintal, e ensina as crianças a pular corda, a usar a cama elástica, a jogar bola. É como uma brincadeira. O Lucas não tem irmãos e possui hábitos sedentários com os amigos. Todos só querem saber se videogame e celular", explica.

As crianças não devem ser submetidas a dieta ou programa de exercícios, afirma a nutricionista Mariana Claudino. “Na infância e na adolescência, o corpo muda, e é preciso respeitar as fases de crescimento. Tem mães que me procuram porque a filha de nove anos está barrigudinha, mas isso não quer dizer que a criança deve perder peso.”

O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum destaca ainda que a criança que ganha muito peso ainda quando bebê não pode ser taxada de obesa. “O médico tem de ser responsável e colocar em gráficos de peso e estatura para saber se a criança tem estruturas normais. Um pouco de peso a mais não significa que seja doente ou tenha colesterol alto. É preciso avaliar caso a caso.”

Há ainda a herança genética em casos de famílias com problemas de obesidade, que deve ser considerada. “Mesmo que a criança tenha na família casos de sobrepeso ou obesidade, é possível que ela não ative tais genes caso possua hábitos de vida saudáveis”, completa a nutricionista Ariane Bomgosto.​  ​


CRIE UM AMBIENTE FAMILIAR SAUDÁVEL

– Tenha boas opções em casa. Fruteira cheia, geladeira com opções de salada e iogurtes acostumam a criança a optar por sugestões saudáveis

– Não esconda doces ou bolachas. O mais correto é não comprar o tempo todo. Uma sugestão é perguntar para a criança, no fim de semana, o que ela está com vontade de comer

– Cuidado para não relacionar comida ao tédio. Quando a criança não tem o que fazer, sente vontade de comer

– Proibições excessivas podem gerar compulsão alimentar mais tarde. Se a criança nunca puder comer brigadeiro, mas tiver vontade, ela comerá muito sempre que tiver oportunidade

– Outra associação perigosa é comida e lazer. Alimentos saudáveis devem fazer parte de horas agradáveis. Nem todo momento de reunião e festa precisa ser regado a comidas de alta dose calórica ou opções gordurosas

– Crianças podem demorar até 15 tentativas para ter a certeza de que gostam de certo alimento. É preciso insistir e oferecer a comida em momentos e formatos diferentes. Tomate pode ser quente, frio, em rodelas ou cubinhos. Cenoura pode ser ralada ou cozida, por exemplo

– Para criança não existe dieta restritiva nem programa de exercícios. É preciso se alimentar bem, de maneira nutritiva e também ter a oportunidade de brincar mais com amigos, pular corda e praticar esportes

– Nem toda criança que aparenta ter excesso de peso possui algum problema de saúde. Só um médico pode avaliar isso, conforme seus hábitos, a herança genética e a fase de crescimento 

– Magreza também não é sinônimo de saúde, visto que uma criança magra pode apresentar déficits nutricionais se não tiver uma rotina alimentar de qualidade

– Há dias em que a criança pode estar indisposta ou sem apetite. Nem sempre é preciso comer tudo o que está no prato

– Quantas vezes for possível, faça refeições em família, com todos sentados à mesa, curtindo o momento 

Fontes: Ariane Bomgosto, nutricionista; Augusto Ferreira, médico, presidente da Sociedade Cientifica de Saúde Integrativa; Debora Moss, neuropsicóloga, mestre em psicologia do desenvolvimento humano pela USP (Universidade de São Paulo); Elaine Ferraz, nutróloga e endocrinologista; Mariana Claudino, nutricionista da ACT Promoção da Saúde, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; e Nelson Douglas Ejzenbaum, médico pediatra e neonatologista

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias