Viva Bem

Perdi 120 kg, mas odeio a pele flácida que sobrou

Britânica passou por cirurgia bariátrica e se sente prejudicada pelo excesso de pele

Britânica passou por cirurgia bariátrica e se sente prejudicada pelo excesso de pele
Britânica passou por cirurgia bariátrica e se sente prejudicada pelo excesso de pele - Reprodução BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
Gaia Vince

Amy conseguiu perder 120 quilos ao longo de dois anos. Ela passou por uma cirurgia bariátrica e começou a fazer exercícios, principalmente corrida.

Mas, após tanto esforço, ela agora enfrenta o incômodo do excesso de pele que sobrou nos braços, pernas e abdômen.

"O excesso de pele realmente prejudica os meus exercícios. Eu me preocupo com a pele no braço, me preocupo com a pele da barriga, me preocupo com a pele da perna", afirma a jovem, que só corre com calça e blusas de manga comprida capazes de camuflar a sobra de pele do corpo.

Moradora do Reino Unido, ela vai pagar 9 mil libras (cerca de R$ 40 mil) numa cirurgia plástica. O serviço de saúde público da Inglaterra, o NHS, só realiza esse tipo de operação em casos graves, quando há recomendação médica.

“O NHS simplesmente não considera necessário”, afirma Amy. “Ele não leva em conta o sofrimento que isso causa. Não vou mentir, é realmente deprimente que você perca todo esse peso e continue a carregar a lembrança no corpo”, se queixa.

Entre 2016 e 2017, foram realizadas 752 plásticas para retirada de excesso de pele pelo NHS.

Mas, segundo o cirurgião Mark Sordin, grande parte dos ex-obesos que passam por cirurgia bariátrica são “negligenciados” pelo sistema público e têm dificuldade para conseguir fazer a cirurgia corretiva gratuitamente.

No Brasil, tanto a cirurgia bariátrica quanto a corretiva - para retirada do excesso de pele - são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A bariátrica é considerada uma “última alternativa” para a perda de peso.

O paciente precisa ser acompanhado durante dois anos, passando por consultas com psicólogos e nutricionistas. Se medidas alternativas não forem suficientes para garantir o emagrecimento, a cirurgia é realizada e a pessoa também tem direito a passar por uma plástica para tirar a sobra de pele.

No entanto, a fila para conseguir fazer o serviço pode ser longa e se arrastar por vários meses ou anos. E nem todo hospital público oferece esse tipo de cirurgia. Veja o vídeo aqui.  

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias