Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Grupo Kalunga tenta lançar novo canal esportivo na TV aberta, mas enfrenta dificuldades

Empresa já havia investido na emissora geek Loading, que ficou menos de seis meses no ar

fachada de loja kalunga
Kalunga: família dona de grupo tenta colocar no ar novo canal esportivo na TV aberta - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A família Garcia, proprietária do Grupo Kalunga, um dos maiores grupos de varejo do Brasil, está tentando colocar no ar um canal esportivo de TV aberta. É o XSports, que teria programas, debates e transmissões de eventos ao vivo. O site da nova emissora já está no ar desde fevereiro.

O objetivo é que o projeto seja lançado ainda neste primeiro semestre. No entanto, a coluna apurou que a situação está difícil. A empresa não conseguiu adquirir, até agora, nenhum direito de transmissão para exibir.

Além dos altos valores, são poucas as opções disponíveis no mercado que são atrativas. A Kalunga segue em busca de algumas alternativas. Uma delas seriam jogos de times de divisão menor do Campeonato Brasileiro.

Há conversas também para a produção de programas, todos eles feitos em parceria com produtoras ou jornalistas. Atrações já disponíveis no YouTube seriam exibidas na TV, como podcasts, por exemplo.

Caso consiga colocar o projeto do canal no ar, ele seria exibido em antenas parabólicas digitais, na TV por assinatura e em sinal aberto, através do canal 32 da Grande São Paulo. Este canal abrigou a frequência da extinta MTV Brasil entre 1990 e 2013.

O Grupo Kalunga comprou a frequência em 2014. No momento, a empresa vende 22 horas da programação do canal 32 para a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo pastor Valdemiro Santiago.

A inspiração da Kalunga é o antigo Esporte Interativo (2007-2020). Lançado inicialmente apenas em antenas parabólicas, o canal virou um sucesso em plataformas digitais como o primeiro canal 100% esportivo da TV aberta brasileira.

A marca foi comprada em 2015 pela Warner Bros Discovery e virou TNT Sports em 2020, e ainda mantém relativo sucesso junto ao público.

Não é a primeira empreitada do Grupo Kalunga em TV. Em 2020, o canal lançou a Loading, dedicado ao público geek. Mesmo com bons números e boa aceitação comercial, o projeto saiu do ar de forma repentina, menos de seis meses após seu lançamento.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem