BBB20

BBB 20: Babu ganha apoio de celebridades e aumenta favoritismo no reality

Ator disputa paredão com Pyong e Rafa Kalimann

BBB 20 - Babu Santana
Babu Santana - Victor Pollak/TVGlobo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Big Brother Brasil 20 tem alguns protagonistas, mas um participante ganhou destaque especial nas últimas semanas: o ator Alexandre da Silva Santana, o Babu. Com 40 anos, Babu é o competidor mais velho do reality, além de ser o único homem negro na casa.

Isolado pela maioria, ele tem em Felipe Prior, 27, seu grande aliado no BBB, e a amizade entre os dois tem rendido bons momentos ao jogo.

O comportamento de Babu no confinamento tem dividido a opinião do público, mas o ator é, hoje, assim como Prior, um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão. Do lado de fora da casa, a torcida por Babu conta com o apoio de peso de celebridades como Anitta e o artilheiro do Flamengo Gabriel Barbosa, o Gabigol —que inclusive reproduziu, ao comemorar um gol, uma dança feita pelo brother dentro do reality.

Babu disputa nesta terça-feira (17) a preferência do público com Rafa Kalimann e Pyong Lee —enquete do F5 aponta para a eliminação de Pyong. Após a formação do paredão triplo, na noite de domingo (15), a torcida dos famosos pela permanência de Babu só aumentou. Entre os artistas que foram às redes sociais manifestar apoio ao ator estão Marina Ruy Barbosa, Fernanda Paes Leme, Ingrid Guimarães, Heloisa Périssé e Felipe Neto.

Namorada de Babu, a atriz Tatiane Melo, 28, afirma que a participação do ator no BBB 20 vai contribuir para aumentar a visibilidade de artistas negros no Brasil.

“Acredito que mudará muito coisa para todos os artista negros e talentosos do nosso Brasil sem oportunidade de crescimento. Tenho certeza de que ele vai ganhar e quebrar os paradigmas da sociedade”, diz ela.

“Nós, família, estamos cada dia mais orgulhosos com a legião de fãs, que só cresce. O Babu é muito fã do Flamengo e vai adorar saber que o próprio Gabigol está na torcida por ele e até fez a dança”, completa Tatiane, há três anos com Babu.

No paredão da semana passada, Babu recebeu menos de 5% dos votos do público —na ocasião, o eliminado foi o psicólogo Victor Hugo. Antes disso, porém, ao defender sua permanência no BBB, o ator fez um discurso inspirado na música “Capítulo 4, Versículo 3”, do grupo de rap Racionais MC’s.

“São 40 anos contrariando as estatísticas. Eu quero que você me ajude a contrariar mais uma. Porque eu quero ser o primeiro homem negro a ganhar o Big Brother Brasil”, disse o ator ao telespectador.

Outras declarações de Babu sobre racismo, igualdade e respeito ao próximo ganharam a internet, mas o participante também já foi criticado por posicionamentos polêmicos, como quando chamou o participante Daniel de “veadinho”.

AMIZADE COM PRIOR

Praticamente excluídos pelo restante dos participantes —salvo algumas exceções como a médica Thelma—, Babu e Prior apoiam um ao outro e a amizade entre eles às vezes lembra uma relação entre pai e filho (o artista tem três filhos: Laura, 17, Carlinhos, 16, e Pinah, 4).

Para o ator Hugo Grativol, amigo de Babu, a relação entre eles é verdadeira. “O Babu está em uma situação limite, ele não pode perder o Prior. Ele já é o mais indicado da casa e corre o risco de ir mais [para o paredão]. E toda vez que ele volta, a gente vê a emoção que ele sente”, diz Grativol.

“Eles só têm um ao outro. É uma amizade que surge dessa emoção, por isso transparece tanta sinceridade”, opina.

ATOR JÁ LEVOU O MAIOR PRÊMIO DO CINEMA NACIONAL

Babu Santana iniciou sua carreira de ator em 1997, quando entrou para o grupo de teatro Nós do Morro. Com mais de 20 anos de estrada, seu extenso currículo conta com 43 filmes, 15 novelas e mais de 20 peças de teatro.

O artista já foi premiado com duas estatuetas do Prêmio Grande Otelo da Academia Brasileira de Cinema, considerado o mais importante da categoria no país. A primeira veio por sua participação no filme “Estômago” (2007), que rendeu a ele o prêmio de melhor ator coadjuvante; a segunda veio pelo protagonista de “Tim Maia” (2014), no qual interpretou o cantor na fase adulta, trabalho que rendeu a ele o prêmio de melhor ator.

Babu também atuou em longas como “Júlio Sumiu” (2014), “Cidade de Deus” (2002) e “Mundo Cão” (2016). Na televisão, participou de diversas novelas da Globo, como “Caminho das Índias” (2009), “Duas Caras” (2007), “Viver a Vida” (2009)., “I Love Paraisópolis” (2015) e “Novo Mundo” (2017), além de ter feito participações em atrações como Malhação. (LC)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem