A Fazenda 15: Rachel Sheherazade é 'a nova Juliette' ou é tudo um surto da internet? Entenda
Jornalista tem sua trajetória comparada com a da vencedora do BBB 21 por série de fatores
As comparações entre A Fazenda (Record) e o BBB (Globo) são mais que uma tentação para os fãs de reality shows: elas são inevitáveis. Exibidos por canais concorrentes na TV aberta, os programas sempre tiveram de dinâmicas de confinamento relativamente parecidas, mas é quando as trajetórias de alguns participantes soam semelhantes que o público ama apontar o dedo.
Neste domingo (15), por exemplo, Radamés Furlan venceu a prova do lampião na 15ª edição do reality rural e mandou Rachel Sheherazade direto para a baia. A jornalista caiu em lágrimas e precisou de abraços para recuperar a compostura dentro da casa.
"Tô achando a história dela parecida com a da Juliette", opinou Milton Maria no Twitter, ao ver a choradeira. "Eu acho que ninguém tira a vitória da Rachel dessa edição. Agora o jogo só vai encaminhar quem será o segundo e terceiro colocado. A Rachel sairá com uma força igual à da Juliette", escreveu um usuário que se identifica como @GuruDouglas.
Os dois não são os únicos a fazerem essas comparações. A estudante de odontologia Raissa Melo, 21, é fã assumida de Juliette e diz acreditar que Sheherazade tem uma trajetória parecida. Após passar semanas votando para a advogada conquistar a vitória no BBB 21, seu novo foco tem sido a sobrevivência da jornalista no reality ambientado no campo. "Elas têm o mesmo poder de argumentação e, sim, ela está sendo muito perseguida. Não acho que é vitimismo, é porque o pessoal de lá é sem filtro mesmo", afirma.
Há uma coincidência entre as duas personalidades: as duas são nascidas na Paraíba. Juliette em Campina Grande, no interior do estado; Sheherazade na capital João Pessoa, para onde a primeira se mudou quando foi estudar direito. Ambas estudaram na UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
Essa conexão entre as duas participantes também pode ser comprovada em dados. Desde que foi anunciada como peoa em A Fazenda 15, Sheherazade foi a participante que mais viu seu perfil no Instagram crescer: 191% (de 790 mil para 2,3 milhões de seguidores, até a última segunda-feira, 16).
Juliette também teve níveis estratosféricos de crescimento durante seu confinamento: ela saltou de singelos 4,2 mil —a advogada entrou no grupo Pipoca, formado por anônimos até então— para 24,4 milhões. A equipe da campeã do BBB 21 foi contatada pela reportagem do F5, mas se negou a expressar qualquer tipo de comentários sobre a comparação.
No Google, o público também está reagindo ao fenômeno Rachel Sheherazade. Assim como ocorreu com a ex-BBB em sua época, ela é a mais buscada entre os participantes que seguem no programa. Conforme dados do Google Trends, a proporção de buscas pela jornalista cresceu 70 vezes em setembro, quando iniciou sua jornada no reality, quando comparado ao volume do mês anterior.
No entanto, como em qualquer reality show em andamento, ainda pode ser cedo para se chegar a alguma conclusão. Higor Gonçalves, especialista em marketing, imagem e reputação, professor da ESPM e mestre em gestão estratégica de marketing pela UFPE, destaca que "as condições de temperatura e pressão" são outras em comparação ao período em que Juliette entrou na casa do BBB 21.
"Ela venceu porque o mundo estava parado, a edição foi um fenômeno de audiência porque ainda estávamos em confinamento [durante a pandemia de coronavírus]. Isso sem falar que é um reality de uma emissora líder. A Fazenda não tem a mesma visibilidade, e os dois tem direções bem diferentes", diz ele.
Ele comenta o argumento defendido pelos fãs da comparação sobre o poder de argumentação de ambas. "Isso é válido, porque as duas têm o mesmo poder: Juliette é advogada e a Sheherazade é jornalista, acabou desenvolvendo isso, mesmo que as duas usem esse poder de modos diferentes —a Juliette defendia clientes e a Sheherazade buscava convencer a opinião pública", pondera.
Porém, o especialista acredita que há nuances suficientes para que cada uma conte sua própria história. "São perfis completamente diferentes. Se for analisar com calma cada uma delas, não é nada a ver. A comparação é totalmente descabida", reforça ele.
Gonçalves ainda aponta que a ida da jornalista para dentro do reality tem uma questão importante de reposicionamento. Com A Fazenda, ela abre um novo mercado para a sua carreira: o publicitário, normalmente vetado a jornalistas. Segundo ele, Sheherazade estava "no lado pesado, denso das polêmicas", principalmente por conta de suas análises e cancelamentos no passado, o que a deixava pouco atrativa para esse nicho.
Com o novo tipo de exposição, ela pode se tornar uma queridinha das marcas, assim como ocorreu com Juliette ao se sagrar campeã do BBB. "Ela [Sheherazade] perdeu aquele público que a acompanhava antes na TV, e agora tem a chance de retomar. E mais: agora ela passa a ser ligada ao entretenimento, tira essa capa jornalística dela e vai para algo mais low profile", avalia. "Mas é questão de tempo até termos a resposta de como ser. É esperar para ver."
Comentários
Ver todos os comentários