Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Televisão

Alberto Gaspar, ex-Globo, é demitido da TV Cultura após cortes de programas

Jornalista apresentava o Legião Estrangeira, que foi suspenso da programação até o fim do ano

homem sério
Alberto Gaspar no Legião Estrangeira: ex-Globo deixa TV Cultura - Reprodução/TV Cultura
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Conhecido por ter sido jornalista da Globo por 39 anos, Alberto Gaspar foi desligado da TV Cultura nesta segunda (9). Seu programa, o Legião Estrangeira, que estava no ar desde 2022, foi suspenso em uma série de cortes feitos na semana passada.

Ao F5, Gaspar disse que quase toda a produção da atração foi dispensada. Existe a promessa de retorno das atrações no ano que vem, mas não o movimento entre funcionários é visto como quase improvável.

Em grupos de WhatsApp, funcionários da Cultura lançaram a campanha #ACulturaÉNossa, em protesto as medidas que estão acontecendo. A reportagem teve acesso a nota que está rodando entre pessoas desligadas e que seguem na Cultura.

"Sete programas foram suspensos. Vários funcionários foram demitidos. Dois novos projetos foram cancelados. Agora, a TV, a rádio Cultura e também a Jazz Sinfônica precisam de ajuda para que essa história não acabe aqui", diz o texto.

"Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises", diz a TV Cultura em nota sobre os cortes.

O governo de São Paulo nega que tenha diminuído repasses e diz que investiu 10% a mais na Fundação Padre Anchieta em 2024.

"A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços. No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023", afirma.

Além do Legião Estrangeira, saíram do ar programas como o Estação Livre, um dos mais premiados da TV brasileira e que valoriza a cultura negra e a diversidade. O principal projeto adiado para 2025 é uma nova versão do seriado "Mundo da Lua", que fez sucesso na TV pública nos anos 1990, e que retornaria em uma refilmagem neste ano.

Também foi adiado o programa Meu Nome é Correria com Cazé Pecini, ex-MTV Brasil e Globo, e Na Cadência do Samba, comandado por Thobias da Vai-Vai, que já tinham todos os detalhes definidos para começarem as filmagens.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem