Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Com transmissão criticada, Globo tem pior audiência da história com Carnaval 2024

Emissora tem os piores números da história em 2024 com desfiles das escolas de samba na Grande São Paulo, principal referência para investimentos publicitários

Erika Januza como rainha de bateria da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio: Globo tem pior audiência da história com desfiles das escolas de samba em 2024 - Ricardo Moraes/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A criticada transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, com uma visão mais comercial e sem jornalistas, fez a Globo ter o pior desempenho em audiência da história com o Carnaval em 2024.

Segundo números de audiência obtidos pelo F5, os quatro dias de desfiles das escolas, exibidos nas madrugadas da emissora, a Globo marcou 8 pontos de audiência na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores.

Na sexta (9), o primeiro dia de desfiles das escolas de São Paulo alcançou apenas 7,4 pontos. No sábado (10), um desempenho um pouco melhor, mas ainda assim ruim: 8,3 pontos.

Já as escolas do Rio também foram mal. O primeiro dia no domingo (11) conseguiu apenas 7,1 pontos. Já na segunda (12), uma subida de depois pontos, e com 9,0 pontos de média.

Na apuração do Carnaval de São Paulo, foram 14,8 pontos alcançados com o título da Mocidade Alegre. Já a vitória da Viradouro no Carnaval do Rio conseguiu 13,2 pontos na capital paulista.

O antigo recorde negativo da Globo com Carnaval era da transmissão de 2013, que havia alcançado apenas 8,9 pontos de média. Os índices de São Paulo são referências para investimento do mercado publicitário.

Vale ressaltar que as madrugadas da Globo costumam variar entre 4 e 5 pontos de média na capital paulista. Ou seja, mesmo com o desempenho abaixo do que já conseguiu, os desfiles das escolas de samba elevam a audiência em relação ao horário.

No Rio de Janeiro, a Globo foi bem, mas também abaixo do que já conseguiu. Na sexta e no sábado, os desfiles de São Paulo marcaram 7 pontos cada um na capital fluminense.

Já os desfiles do Rio conseguiram 15 no primeiro dia, e 16 no segundo. A apuração do Carnaval do Rio alcançou incríveis 33 pontos de média com picos de 36 na Grande Rio de Janeiro na última quarta (14).

A Globo sofreu diversas críticas nas redes sociais pela cobertura dos desfiles de Carnaval de 2024. Internautas condenaram a falta de informações transmitidas na televisão, como o histórico das escolas e problemas que ocorreram ao longo do percurso.

Para este ano, a transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro da emissora é uma parceria da área de entretenimento com o esporte, setores que são flexíveis com publicidade, algo não permitido na área de jornalismo. Karine Alves e Alex Escobar coordenaram, do estúdio, a comunicação com quem estava na avenida, trabalho exercido este ano por influenciadores.

A Federação Nacional dos Jornalistas emitiu uma nota em que repudiou a cobertura de Carnaval da Globo e afirma que, com apresentadores despreparados e desinformados, a transmissão teve erros.

Para 2025, já é esperada mudanças na transmissão dos desfiles das escolas de samba devido a rejeição. Ano que vem também é decisivo por outro motivo: é o último ano de contrato entre a Globo e as ligas de escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem