Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Rei da noite paulistana', Facundo Guerra estreia na televisão à frente de reality show

No Shaking the Bar, que estreia na Sony na terça (10), empresário procura o drinque perfeito

Facundo Guerra comanda o reality Shaking The Bar, na Sony - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já são quase 20 anos transformando espaços decadentes em locais badalados de lazer. Nesse período, Facundo Guerra, 49, montou ou reformou 25 bares, restaurantes e casas noturnas, a maioria na região central de São Paulo. Alguns, como o Cine Joia, o Blue Note e a Love Story, são bem conhecidos pelo público da cidade, o que lhe rendeu a alcunha de "rei da noite paulistana".

A partir desta semana, o empresário vai acrescentar ao currículo o posto de apresentador. Na terça-feira (10), ele estreia à frente do reality de competição Shaking the Bar, do canal pago Sony, em que procura o drinque perfeito. Facundo diz que já pegou o timing das gravações, mas confessa que ainda há pontos a melhorar nessa sua estreia à frente das câmeras.

"Gosto de ficar nos bastidores e montar o palco para outras pessoas brilharem, mas fiz o meu melhor com as ferramentas que eu tinha", comenta em entrevista ao F5. "Não sou um comunicador, mas tenho minha verdade e não há encenação. Não teve um episódio em que alguém não tenha chorado. A cada programa, criávamos uma relação mais sólida com os bartenders. É horroroso eliminar."

Na atração, os participantes precisam apresentar uma bebida conceitual e perfeita, mas também um planejamento empreendedor, de marketing e de divulgação do trabalho. O prêmio é de R$ 500 mil para o grande campeão, que também poderá contar com a consultoria de Facundo para alavancar seu negócio.

O empresário conta que os participantes —são 14 ao todo nesta primeira temporada— não precisam necessariamente ser bartenders profissionais, muito menos premiados. "No fim das contas, o propósito é dar um empurrão naquele brasileiro perdido e descontente com seu emprego e influenciá-lo a sair da zona de conforto", afirma.

Porém, quem quiser ir longe precisa estar atento aos ensinamentos passados por ele e pelos demais especialistas que compõem o júri. "Tenho o objetivo de educar entretendo", diz Facundo, para quem a profissão de bartender necessita de um "refinamento intelectual". "Eles usam o drinque como um fio condutor para contar uma história", explica.

Empolgado com a novidade, Facundo —que nasceu na Argentina e veio para o Brasil com 6 anos de idade— diz viver uma de suas melhores fases. "Não quero sair de São Paulo, estou feliz com minha vida financeira; não quero expandir, só me renovar. E o Shaking está dentro desse desejo. Já há uma segunda temporada por vir. É um programa com potencial de mudar a vida das pessoas", avalia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem