Bolsonaro: BBC explora círculo íntimo do presidente em documentário
'The Boys from Brazil: Rise of the Bolsonaros' estreia em 5 de setembro na BBC
A BBC anunciou nesta terça-feira (30) a data de lançamento do documentário "The Boys from Brazil: Rise of the Bolsonaros" (os garotos do Brasil: a ascensão dos Bolsonaros, em tradução livre). Com três episódios, a série vai estrear no dia 5 de setembro, às 17h (horário de Brasília), no canal britânico BBC 2.
A produção vai ao ar menos de um mês antes do primeiro turno das eleições deste ano. Ela foi é realizada pela unidade de documentários da BBC Studios, que já foi elogiada por séries semelhantes como "Blair & Brown: The New Labour Revolution" e "Thatcher: A Very British Revolution".
Segundo o material de divulgação, o documentário teve "acesso sem precedentes" ao círculo íntimo do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. Ele promete um olhar sobre a ascensão de Bolsonaro "das margens da obscuridade política a um dos cargos mais poderosos do mundo".
Entre outros, há entrevistas com Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente, que fala sobre a facada que o pai levou na campanha eleitoral de 2018. Também falam o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que fala sobre a gestão da pandemia no governo Bolsonaro, o estrategista político Steve Bannon, o jornalista Glenn Greenwald e seu marido, o deputado federal David Miranda (PDT-RJ).
Um dos aspectos abordados será o uso das mídias sociais pelo político, com direito a menções sobre o "Gabinete do Ódio". "Ele era uma espécie de Trump elevado à décima potência nas redes", diz Bannon em sua entrevista. "Eu estava querendo aprender deles."
"A ascensão de Bolsonaro da obscuridade política à presidência do Brasil é uma história notável sobre poder, família e política", diz o produtor executivo Ricardo Pollack. "É um estudo de caso fascinante sobre como o uso brilhante, mas implacável das mídias sociais, tem sido fundamental para a ascensão do populismo de direita em todo o mundo. A série explora como as controversas visões de Bolsonaro sobre a Amazônia tornam a próxima eleição de grande importância, não apenas para o Brasil, mas para o mundo."
Comentários
Ver todos os comentários