Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus

Klara Castanho inspira projeto de lei que pune quebra de sigilo na entrega de bebê para adoção

Projeto foi protocolado nesta segunda-feira (27) e, se aprovado, levará o nome da atriz

moça com echarpe com camiseta brança e echarpe estampada com o xadrez tipico da grife burberrys no pescoço olha para a câmera sorrindo
Klara Castanho: se aprovada, lei terá o seu nome - Instagram/klarafgcastanho
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A exposição de Klara Castanho, vítima de estupro que encaminhou o bebê fruto da violência para adoção e teve seu sigilo violado após dar à luz, levou a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) a criar um projeto de lei protocolado nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de São Paulo. A parlamentar quer garantia de sigilo para grávidas —mulheres cis e homens trans— que optem por entregar a tutela do bebê de forma legal para terceiros.

O F5 teve acesso ao conjunto de normas. Além de garantir os segredos de informações sobre o nascimento e o processo de entrega da criança para adoção, a lei prevê punições para quem vazar as informações —sejam os serviços de saúde e de assistência social públicos ou privados.

Um dos artigos exige que "a pessoa gestante que optar por fazer a entrega direta do bebê para adoção deverá ser tratada com cordialidade pelos profissionais que lhe atenderem, sem que sua decisão seja confrontada a qualquer tempo".

De acordo com o texto protocolado, o descumprimento desta lei, se aprovada, acarretará em multas que variam entre cerca de R$ 16.000 e R$ 48.000, além da suspensão da licença estadual para funcionamento por 30 dias. A lei deve ser batizada com o nome da atriz, caso Klara Castanho aprove a ideia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem