Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Isabella Santoni diz que 'Malhação Sonhos' traz mensagem de superação após ano difícil

Novela retorna à grade da Globo após seis anos nesta segunda

Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni), o casal Perina da "Malhação Sonhos" (Globo, 2014-2015) que será reexibida em 2021 - Renato Rocha Miranda/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novela "Malhação Sonhos" volta à grade da Globo nesta segunda-feira (22), seis anos depois de sua primeira exibição, e os atores comemoram a oportunidade de rever o que para muitos deles foi seu primeiro trabalho.

A história mostra um grupo de jovens que lutam pelos seus sonhos e amadurecem com o passar do tempo. Os principais universos são a Escola de Arte Ribalta e a Academia de Lutas do Gael, e neles as personagens se desenvolvem e criam um ambiente de muito aprendizado. "É uma mensagem do universo para sonharmos de novo", afirma o ator Arthur Aguiar, 31, que viveu Duca.

Em coletiva de imprensa virtual, realizada na semana passada, o elenco principal da “Malhação Sonhos” se reuniu para contar como é revisitar a novela, mudanças na vida após a produção e quais são seus novos sonhos. Também estavam presentes os autores: a cineasta Rosane Svartman, 50, o roteirista Paulo Halm, 58, e o diretor-geral Luiz Henrique Rios.

Svartman e Halm contam que a inspiração para escrever a trama surgiu no trânsito, na avenida Niemeyer, zona sul do Rio de Janeiro, durante uma tempestade. “Eu e Paulo estávamos parados e começamos a pensar em uma Malhação que fosse também um musical, e que pudéssemos usar a arte e seus vários elementos para falar de superação”, relembra a autora.

“Os elementos básicos do nosso ‘brainstorm’ rolaram no meio de um toró”, complementa Halm. Já o diretor Luiz Henrique Rios entrou depois no projeto, mas disse que o projeto foi muito feliz. “Foi um trabalho de muita troca, com um aprendizado muito rico para todos nós: elenco e equipe vivendo juntos aquele sonho. Foi uma alegria, um trabalho muito feliz todo o tempo”, comenta.

Isabella Santoni, 25, disse que irá maratonar a novela com a sua irmã mais nova. Segundo ela, a novela irá trazer um ar de superação após termos vivido um ano atípico. “A história mostra que às vezes é preciso se reinventar. Karina me ajudou a não desistir, a me superar, a correr atrás dos meus objetivos. Isso é muito simbólico para mim”, completa.

“Não é à toa que ‘Malhação’ vai passa agora, depois de um ano tão difícil”, concorda a atriz Bruna Hamú, 30, que interpretou Bianca, irmã de Karina. “‘Malhação’ fala sobre nunca deixar de acreditar e ter fé no que se está fazendo. Mesmo quando parece que as coisas estão desmoronando, é aquilo que vai te impulsionar, te transformar internamente e dar novos caminhos para chegar ao desejado” analisa.

Mais do que a felicidade em rever um trabalho antigo, os atores afirmam que "Malhação" mudou suas carreiras. Rafa Vitti, 25, que interpretou o guitarrista Pedro conta que realizou muitos sonhos graças à novela. Para mim, este trabalho foi um primeiro passo de muito boa sorte, que me proporcionou realizar outros sonhos. Através do trabalho conheci minha esposa, tive minha filha... um sonho que sempre cultivei."

“Eu, que sempre quis fazer Malhação, realizei ali um dos meus grandes sonhos”, disse Arthur Aguiar. O ator também afirmou que “faria muita coisa diferente” na época. Ele tem tatuado “Força e Honra”, lema da academia do seu personagem Duca.

Eriberto Leão, 48, que fez Gael, dono da academia e pai de Karina e Bianca, diz que na novela conseguiu se sentir num sonho. “Nesse trabalho conseguimos provar que a vida é sonhada através da nossa arte”, afirma. “Esse caminho mais independente veio depois da completude de um coletivo que eu encontrei na Malhação”, complementa Emanuelle Araújo, 44, que vive Dandara, par romântico de Gael.

Mas os fãs da novela estão especialmente ansiosos para relembrar os momentos de Pedro e Karina. Paulo Halm conta que o casal foi inspirado em “A Megera Domada”, de Shakeaspere. “Eles têm aquela implicância do primeiro amor que traz uma memória afetiva para todo mundo. Os fãs do casal Perina continuam torcendo até hoje”, comenta Isabella.

A conversa foi cheia de saudade e gratidão pela produção de “Malhação Sonhos”, uma das temporadas de maior sucesso da franquia. “Foi inesquecível”, afirma Eriberto. Por fim, Isabella Santoni imagina onde estariam as personagens atualmente, e afirma que sabe que eles ainda seriam amigos, cada um em um canto, vivendo o seu sonho, assim como o elenco, brinca.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem