Televisão

Fernando Pavão, vilão de 'Escrava Mãe', diz que se sentia mal ao chicotear escravos

Com missão de manter boa audiência, novela de Gustavo Reiz é reprisada na Record

Vilão Almeida (Fernando Pavão) em "Escrava Mãe"
Vilão Almeida (Fernando Pavão) em "Escrava Mãe" - Edu Moraes/Record
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem vir as cenas do vilão Almeida em “Escrava Mãe” (Record), interpretado por Fernando Pavão, 49, sentirá um aperto no estômago pela forma como o inescrupuloso senhor do Engenho trata os escravos. E isso também acontecerá com o próprio ator. Segundo ele, será difícil rever as cenas da história de Gustavo Reiz, que será reprisada a partir desta terça (18), às 15h45, após o último capítulo de "A Escrava Isaura".

"Gostei muito do meu trabalho nessa novela. Só que eu tive que fugir dos julgamentos, já que Almeida falava e fazia coisas pesadas. Me sentia mal de fazer algumas cenas, como as que tinha de chicotear os escravos. Apesar de mostrarmos uma época em que isso acontecia com normalidade, me incomodou um pouco", afirma Pavão, que está no elenco de "Gênesis", novela da Record que será exibida após término de "Amor Sem Igual".

O ator se diz feliz por rever a trama que ele considera uma das principais de toda a sua carreira. "A assisto na Netflix, onde está disponível. Gosto de ver, dou uma olhada nos meus trabalhos, é uma referência. O Almeida é um papel que te permite tudo. Foi o personagem que mais gostei de fazer."

Na trama, exibida originalmente em 2016, Almeida é dissimulado, preconceituoso, frio e calculista. Seu principal rival é o coronel Quintiliano Gomes (Luiz Guilherme), dono da fazenda Doce Campo. Ele gosta de jogos e tem fraco por bebida. Vai se revelar um sujeito sanguinário e vingativo quando fica obcecado pela escrava Juliana (Gabriela Moreyra).

Na visão de Pavão, a história, rica em conhecimento, pode ser uma chance para ajudar a fazer refletir sobre racismo. "Para mim, a sociedade está bem perdida e ninguém se atenta para essas questões. Mas é uma maneira de refletir pela brutalidade e violência como brancos encaravam os negros. Uma pessoa mais atenta e sensível de repente pode começar a entender de onde começou tudo isso."

Embora as cenas de seu personagem tenham sido difíceis de fazer, o ator afirma que rever a trama lhe trará boas memórias por rever amigos e lembrar de histórias nos bastidores. "A convivência era maravilhosa. É como se fosse um resgate. Parecia turma de colégio, pois estávamos todos morando em um flat próximo a Paulínia (a 119 km de São Paulo), onde a novela foi gravada."

"O clima na gravação era ótimo, e de noite, ao tomarmos um vinho, lembrávamos com carinho sobre o que cada um havia feito", lembra o ator que comenta que até hoje há um grupo de WhatsApp com os amigos que fez na novela.

QUATRO PERSONAGENS AO MESMO TEMPO

Com estreia da reprise de "Escrava Mãe", Fernando Pavão estará em mais três novelas na Record, que também estão em reexibição. Ele interpreta Noé em "Os Mutantes: Caminhos do Coração" (2008-2009), César em "Apocalipse" (2017-2018) e o soldado romano Petronius em “Jesus” (2018-2019).

"Dessas quatro novelas, o Almeida de ‘Escrava Mãe’ é o principal. Também gosto muito de Petronius de ‘Jesus’. Mas Almeida é um personagem com o qual posso experimentar mais, ir por outros caminhos inesperados", explica.

Ainda sobre Almeida, Pavão relembra que até hoje as pessoas comentam sobre as maldades do personagem. "Ele tratava escravos como subumanos. Não media esforços para conseguir o que queria”, diz.E completa: "As pessoas me falam que tinham muita raiva, o que é um bom feedback quando fazemos vilões. Mas eu consegui dar uma humanizada nas vilanias dele e alguns tiveram mais identificação. Procurei imprimir uma vilania que não fosse gratuita".

AUDIÊNCIA

Originalmente, a novela de Gustavo Reiz foi exibida entre 2016 e 2017. Na época, a emissora adiou por quatro vezes o início da exibição na faixa das 19h, horário até então ocupado pelo programa policial Cidade Alerta. Um dos motivos foi o sucesso de "Totalmente Demais", exibida no mesmo horário na Globo.

A tática da Record deu certo. Na estreia, a trama alcançou 13,2 pontos de média e pico de 17 pontos na Grande São Paulo (à época, cada ponto do Ibope equivalia a 69.417 domicílios). E o desempenho se manteve elevado, o que faz com que a emissora tivesse a melhor audiência de uma nova nos últimos oito anos e mantivesse a vice-liderança.

No último capítulo, em janeiro de 2017, a trama marcou média de 11 pontos e pico de 14 pontos. Se depender da torcida do intérprete do vilão da trama, "Escrava Mãe" tem tudo para mais uma vez ir bem nos índices. "Teremos boa audiência de novo. É uma história muito boa, direta, simples, não é rebuscada e tem bons personagens", diz Pavão.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem