Televisão

Novo reality sobre modelos trans quer mostrar que 'existe diversidade dentro da diversidade'

Com Laís Ribeiro e Alice Marcone, Born to Fashion estreia no E! em 13 de agosto

Born to Fashion Born to Fashion Divulgação Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Primeiro reality sobre modelos transexuais, Born To Fashion quer não só aproximar o público geral da realidade trans, mas inserir essas mulheres na realidade do mundo. "Para além de quebrar barreiras estruturais que o mundo põe em relação às meninas trans, nós fizemos o caminho inverso: aproximá-las do mundo", diz Alice Marcone, uma das juradas do programa, em entrevista coletiva nesta quinta (30).

"Falo por mim mesmo. A gente sofre tantas barreiras, tantos ‘não’ [...] que é um desafio ocupar esse meio de campo. A grande mensagem do programa é a de aliança", acrescenta.

Sob o comando da modelo internacional Lais Ribeiro e com estreia em 13 de agosto, o reality do canal E! está à procura de "um novo talento" entre dez modelos transgênero selecionadas já no primeiro episódio, de diferentes regiões do Brasil. O prêmio é um contrato de um ano para modelar, além de uma capa em uma revista do segmento.

Ao longo dos episódios, elas passam por aulas e desafios de moda, focando questões sociais e, principalmente, a desigualdade. "Choro toda a hora que falo para alguém [sobre o Born to Fashion]", diz Ribeiro. "Foi o maior impacto da minha carreira, tanto pessoal, quanto profissional. A história de vida de cada uma [participante] mexeu tanto comigo. Porque mulheres trans não tem oportunidades na nossa sociedade."

"Born to Fashion deu voz àquelas meninas que não tem espaço no meio da moda –e não só no meio da moda" continua ela, acrescentando que aprendeu muito com a persistência de cada participante e suas buscas por oportunidades.

Marcone conta que a experiência também foi transformadora para ela. Anos atrás, diz ela, havia tentado se inserir no universo da moda, e acabou se frustrando. Hoje, ela torce para que as participantes consigam ter oportunidades de emprego e se sintam mais incluídas no mercado de trabalho. "É o grande intuito do programa."

A jurada e roteirista não participou da seleção inicial das modelos por conhecer algumas delas. "Não quis que meu lado pessoal fosse determinante nessa escolha. Conhecer parte delas fez com que eu soubesse que algumas tinham certas qualidades; certos sonhos em relação à moda; certas trajetórias já construídas dentro da moda. Queria manter uma postura ética e mais séria no programa. Aos poucos, fui percebendo que conhecer algumas delas ajudaria nós, especialistas, a selecionar."

Tal qual Ribeiro, Marcone reforça que desde o início da atração buscaram por personalidades, antes de um "rostinho bonito". "Fizemos questão de ter diversidade, sobretudo para mostrar que [...] existe diversidade dentro da diversidade. Construímos um casting plural, que com certeza entraria em conflito –bom não só para o programa, mas também para elas."

"Escolher personalidades fortes e até antagônicas foi uma parte essencial para o programa, para que elas mesmas aprendessem a conviver e a construir pontes", completa a jurada, dando o exemplo de si própria: "Não sou só a trans dentre os especialistas [do programa]. Sou muito mais coisas, além disso".

FESTIVAL VIRTUAL

Para celebrar a estreia do reality, o E! Entertainment promove neste sábado (1º), às 18h, o Festival E! Born To Fashion. Trata-se de um evento totalmente virtual, apresentado por Lais Ribeiro e Alice Marcone, que contará com participações de Preta Gil, Mel, Duda Beat e Mateus Carrilho.

O festival, que poderá ser acompanhado através do Youtube, Twitter e Facebook do E! Brasil, se inicia com um “Tapete Vermelho Virtual”, e mostrará teasers inéditos do reality e suas participantes. A programação ainda inclui músicas e rodas de discussão sobre moda, quarentena e universo LGBTQIA+, com a participação dos artistas e dos especialistas e convidados André Veloso, Lila Colzani e Alexandre Herchcovitch.

Born To Fashion

  • Quando 13 de agosto, às 22h
  • Onde Canal E!
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem