Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva narram esforços para reviver personagens
Atores são os únicos de 'Novo Mundo' que irão para 'Nos Tempos do Imperador'
Atores são os únicos de 'Novo Mundo' que irão para 'Nos Tempos do Imperador'
Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva podem ser vistos na televisão atualmente como Germana e Licurgo em "Novo Mundo", novela exibida em 2017 e em reprise desde o final de março deste ano, quando a Globo pausou todas as gravações da dramaturgia em produção em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Quando a trama sobre D. Pedro 1° (Caio Castro) acabar, os dois atores poderão ser vistos novamente em "Nos Tempos do Imperador", novela na sequência de "Novo Mundo", que também é escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão. Pasmanter e Piva aparecerão em uma versão mais velha (com a ajuda de maquiagem) de seus personagens de "Novo Mundo", um cômico casal de comerciantes rabugentos e trambiqueiros.
"Meu personagem voltará muito mais velho, caquético, decrépito e muito mais louco, picareta sem noção e mau-caráter. Falo que eles não envelheceram, mas, sim, apodreceram e perderam o resto do freio que tinham –se é que tinham algum", diz Guilherme Piva, em tom de brincadeira. Para o ator, não se trata de voltar a um trabalho, mas, sim, começar um novo, redescobrindo seu personagem.
Pasmanter diz achar curioso encontrar o "tom da velhinha" de sua personagem, que apesar da idade, é bastante ágil por causa das diversas cenas de ação. "É interessante pois a Germana já tinha uma liberdade muito grande. Ela já não tinha papas na língua, e agora tem menos ainda. A idade vai dando isso, e ela não tem filtro nenhum. Ela está no fim da vida e quer mais é ser feliz."
Ambos os atores explicam que, a princípio, nenhum intérprete de "Novo Mundo" estaria em "Nos Tempos do Imperador", especialmente por causa da idade –entre uma história e outra há 30 anos de distância. Os autores, porém, tinham um plano: trazer Licurgo e Germana mais velhos, decrépitos e largados, revela Piva.
O ator diz que recebeu a notícia de que voltaria ao personagem com radiância, uma vez que Licurgo lhe rendeu "grandes alegrias e prazeres", e por ter um grande afeto com a equipe da novela. Mesmo assim, para ele, "Novo Mundo" e "Nos Tempos do Imperador" têm muitas diferenças: trata-se de diferentes épocas, cenários, figurinos, interpretações e até direção de arte.
Em geral, foram desafios distintos para o ator: se na primeira novela ele precisou descobrir a linguagem "grotesca e bufonesca" de seu personagem, sem cair no caricato, na segunda ele precisa transformar isso para a realidade de um idoso.
O folhetim mais recente, em sua opinião, pode atrair ainda mais espectadores por tratar da vida de D. Pedro 2° (interpretado por Selton Mello), que é um personagem histórico e mais conhecido do grande público. "Agora que 'Novo Mundo' está sendo exibida novamente, é uma chance para se preparar para a segunda temporada."
Piva também enumera paralelos com os dias de hoje, que podem ser feitos em "Nos Tempos do Imperador", como o caso dos novos personagens Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes), que lutam pela sua inserção social. "Ela como mulher e filha de dono de engenho, foge do seu destino de ser dona de casa, bela, recatada e do lar. Ela busca estudar e ter uma profissão. E ele, como negro, luta pela liberdade", diz.
O ator acredita que as novelas de época são importantes por fazerem as pessoas "saírem da realidade e te conduzirem para o lúdico", unindo arte com informação. Pasmanter acrescenta: "O que eu achava muito legal em 'Novo Mundo' é que percebe-se muita coisa estrutural do Brasil, do brasileiro e do povo. De onde a gente vem. Existe corrupção lá [...] e isso dá fôlego para a gente tentar mudar, talvez, entendendo o que acontece".
"Uma coisa é ler um capítulo de história, outra coisa é ver os acontecimentos históricos. É muito legal poder passar isso para os jovens, principalmente", acrescenta a atriz, ao explicar que ambas as novelas foram desafiadoras, seja para incorporar o personagem, seja por serem suas primeiras tramas de época –em "Novo Mundo", ela chegava a gravar por horas apenas à luz de velas.
“'Novo Mundo' foi uma novela maravilhosa, muito bem feita, um primor. E não tenho dúvidas de que 'Nos Tempos do Imperador' também vai ser”, afirma Pasmanter. E Piva acrescenta: "Minhas expectativas são as melhores possíveis. D. Pedro 2° é um personagem incrível a ser conhecido por quem não conhece e ser revivido por quem já conhece. Esse trabalho tem todos os ingredientes para agradar em cheio quem aprecia uma boa teledramaturgia".
Para alcançar o visual envelhecido, Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva precisam passar por um longo processo de caracterização em "Nos Tempos do Imperador". "O processo é bem difícil porque a Germana nova já tinha uma caracterização forte, e agora tem que fazer o mesmo, mas com ela velha. É uma maquiagem pesada", diz Pasmanter, ao revelar que a caracterização leva cerca de 3 horas, sem uso de efeitos de computação gráfica.
Piva complementa dizendo que, além da maquiagem, é necessário o uso de próteses. Ele, em especial, rapou a cabeça, o peito, e pedaços da barba e bigode, a fim de facilitar a aplicação dos produtos e fios de cabelo.
"Depois do envelhecimento feito com um produto especial, são feitos manualmente psoríases, manchas, cracas e herpes. Há aplicação de pelos ralos na cabeça, sobrancelha, orelhas e peito. E por fim, a prótese dentária. É um trabalho artesanal muito minucioso de Lucila Robirosa, caracterizadora da novela que também assinou a caracterização de ‘Novo Mundo'."
Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva são os únicos atores a participarem das duas novelas, mas há muitos personagens presentes em ambas as tramas, interpretados por atores diferentes em cada uma delas.
Um exemplo é Lurdes, a ama de Leopoldina (Letícia Colin), que anteriormente foi interpretada por Bia Guedes, e agora estará mais velha, sob responsabilidade da atriz Lu Grimaldi. Outro personagem que aparece é Quinzinho, primeiramente como Theo de Almeida Lopes, e depois como Augusto Madeira.
Ainda, a personagem Vitória será interpretada em "Nos Tempos do Imperador" por Maria Clara Gueiros, filha do Joaquim (Chay Suede) e de Anna (Isabelle Drummond).
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
'Mania de Você': Gabz fala sobre nova fase de Viola: 'Fortalecida'
Comentários
Ver todos os comentários