Televisão

Com isolamento social, Sessão da Tarde registra maior audiência dos últimos sete anos

Em 24 de março, programa registrou 18 pontos no PNT com 'Fazenda dos Cisnes'

Cena do filme "Fazenda dos Cisnes"
Cena do filme "Fazenda dos Cisnes" - IMDb
São Paulo

Com o avanço do novo coronavírus, o isolamento social foi a medida recomendada por autoridades sanitárias e governadores, e as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, alterando completamente a rotina das famílias.

E se o dia a dia em casa mudou, a equipe da Sessão da Tarde passou a levar em conta essas mudanças na hora de definir a programação.

“Adultos ficaram em casa porque não podiam trabalhar. E as crianças ficaram também, porque as aulas foram suspensas. Acompanhamos de perto as mudanças que a quarentena trouxe e passamos a programar filmes levando em conta as mudanças que este momento tão especial trouxe", informa a comunicação da Globo.

Com o isolamento social, a Sessão da Tarde registrou no dia 24 de março a maior audiência desde janeiro de 2013, de acordo com a Globo. A data marca justamente o início da quarentena no estado de São Paulo, conforme decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB).

O filme exibido na ocasião foi “Fazenda dos Cisnes” (2015), que de acordo com a Globo registrou 18 pontos de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão), do instituto Kantar Ibope —cada ponto equivale a cerca de 254 mil domicílios. A trama apresenta a vida da pequena Frankie e seus dois irmãos, que querem salvar filhotes de cisne após a morte da mãe. A situação faz com que o viúvo e pai das crianças, Jack (Jason Lee), se aproxime de Jennie, uma antipática ornitóloga.

Animações também têm feito sucesso na quarentena, “Alvin e os Esquilos 3” e “Enrolados” estão no top 10 de audiência dos últimos dois meses, assim como as comédias “Vovó Zona 2” e “Segurança do Shopping”. E como não poderia faltar, o astro Jackie Chan também entra na lista dos mais vistos, com o sucesso “Bater ou Correr”.

FIRME E FORTE

No ar de segunda a sexta-feira desde 1974 na Globo, a Sessão da Tarde segue firme mesmo diante do fortalecimento das plataformas de streaming, que oferecem filmes online. Para segurar o telespectador que está com a TV ligada por volta das 15h, a emissora prioriza comédias românticas, aventuras e histórias que têm mulheres como protagonistas.

“Os filmes exibidos, em geral, abordam questões do universo feminino, tendo em vista que as mulheres são maioria neste horário. Comédias, aventuras e animação também são opções”, informa a comunicação da Globo.

Mas como é feita a escolha dos títulos? Com cerca de 250 filmes para exibir por ano e um portfólio vasto, com obras dos grandes estúdios de Hollywood e de produtores do Brasil e de outros países, a Globo afirma que desenvolveu um algoritmo que ajuda os programadores nessa tarefa. Segundo a emissora, cada filme tem mais de 50 características analisadas, desde a sinopse até a locação, passando pelo elenco e pela trilha sonora.

“Cada filme adquirido é tagueado antes de entrar no portfólio da TV Globo. Quando o programador vai escolher um filme para determinado dia na Sessão da Tarde, o algoritmo se torna uma ferramenta importante, porque garante que ele não vai deixar de considerar todos os filmes adequados para aquela exibição”, diz a Globo.

Apesar da ajuda da tecnologia, o trabalho das pessoas é fundamental na escolha final. Buscando atender o gosto do telespectador, a Globo afirma que estuda constantemente o perfil e os hábitos do público.

“Usamos big data e analytics para aperfeiçoar o trabalho dos programadores. Mesmo utilizando novas ferramentas e novas tecnologias que colaboram nesta função, é preciso ressaltar que programar televisão é um trabalho essencialmente humano. Exige sensibilidade, conhecimento de público e visão de conteúdo”, diz a emissora.

Com clássicos e filmes de sucessos no portfólio, as reprises acabam sendo inevitáveis. A Globo afirma que “a reprise faz parte do ciclo de vida do filme” e que o período entre uma exibição e outra depende de vários fatores, entre eles a audiência alcançada na primeira transmissão.

Maiores audiências da quarentena

  1. "Fazenda dos Cisnes" (24/3) - 18 pontos no PNT

  2. "Bater ou Correr" (25/3)

  3. "Alvin e Os Esquilos 3" (8/4)

  4. "Vovó Zona 2" (20/3)

  5. "Homem-Aranha" (20/4)

  6. "Enrolados" (24/4)

  7. "A Hora do Rush 3​" (6/4)

  8. "O Aprendiz de Feiticeiro" (21/4)

  9. "Segurança de Shopping" (23/3)

  10. "Stardust - O Mistério da Estrela" (10/4)

Filmes da semana - A partir de 14h55

Segunda, 25/5 - "X-Men: Primeira Classe"

Terça, 26/5 - "Mansão Mal-Assombrada"

Quarta, 27/5 - "Operação Babá"

Quinta, 28/5 - "A Princesa e o Sapo"

Sexta, 29/5 - "Gente Grande 2"

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem