Televisão

'Salve-se Quem Puder': Veja quem é quem na nova novela das sete da Globo

Trama de Daniel Ortiz estreia no dia dia 27 de janeiro

Vitoria Stradda, Deborah Secco e Juliana Paiva
Vitoria Stradda, Deborah Secco e Juliana Paiva - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Drama e comédia se misturam na trama de “Salve-se Quem Puder”, nova novela das sete da Globo, que estreia dia 27 de janeiro. Na obra de Daniel Ortiz, a história se centraliza no trio Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada), que precisam mudar suas identidades e fingir que estão mortas após testemunharem um assassinato. 

No início da novela, as brasileiras Alexia e Kyra e a mexicana Luna não são exatamente amigas, mas se encontram México e suas vidas se entrelaçam após presenciarem um crime. Lá, as três testemunham o assassinato do juiz Vitorio (Airton Graça), que investiga uma quadrilha Internacional altamente perigosa, chefiada por Dominique (Guilhermina Guinle). Nesse mesmo momento, a cidade será atingida por um furacão, o que servirá como desculpa para o desaparecimento do trio.

Com novo visual e nomes diferentes, as três serão obrigadas a viver em uma cidadezinha no interior de São Paulo, a fictícia Judas do Norte. Lá, elas serão recebidas por Ermelinda (Grace Gianoukas), o filho Zezinho (João Baldasserini) e a galinha Filipa, que já ganhou toda o carinho das atrizes. 

Alexia Máximo/Josimara (Deborah Secco) - A atriz é filha de Graziela (Debora Oliveri), irmã da invejosa Petra (Bruna Guerin) e neta de Ignácio (Otávio Augusto), com quem mantém uma relação de muita cumplicidade. Ela está perto de realizar o sonho de estrear na TV, com um papel de destaque numa novela, quando conhece o misterioso Renzo (Rafael Cardoso) e ainda enfrenta um furação no México. Após testemunhar um assassinato, ela mudará sua identidade para Josimara. 

Luna Furtado/Fiona (Juliana Paiva) - Estudante de fisioterapia e funcionária de um resort em Cancún, Luna é mexicana e filha de brasileiros. Foi criada pelo pai Mário (Murilo Rosa), depois que a mãe, Helena (Flávia Alessandra), desapareceu quando ela ainda era criança. Assim como Alexia (Deborah Secco) e Kyra (Vitória Strada), sua vida será transformada ao testemunhar um crime contra um juiz em Cancún. Sua nova identidade será Fiona. 

Kyra Romantini/Cleyde (Vitória Strada) – A atrapalhada decoradora, está próxima de realizar o grande sonho de sua vida:  se casar com toda a pompa com seu grande amor. O escolhido é o empresário Rafael (Bruno Ferrari) e Kyra está em Cancún para acertar os detalhes da cerimônia. Só que ela também terá a vida interrompida ao testemunhar um assassinato por lá. Ao entrar para o Programa de Proteção à Testemunha, ela passará a se chamar Cleyde. 

Agnes (Carolina Kasting) – Mãe zelosa de Kyra/Cleyde (Vitória Strada), Bia (Valentina Bulc) e de Júnior (Igor Cosso), a arquiteta Agnes é viúva e herdeira de uma tradicional família paulistana e não consegue se conformar com a “morte” de Kyra durante a passagem do furacão em Cancún. 

Bia (Valentina Bulc) – Filha caçula de Agnes (Carolina Kasting) e irmã de Kyra/Cleyde (Vitória Strada) e de Junior (Igor Cosso), é determinada e obstinada. Ginasta promissora, foi obrigada a abandonar a ginástica artística por problemas de saúde até que decide retomar os treinos, mesmo ciente dos riscos, e sem o conhecimento da família.  Vai se apaixonar por Tarantino (Daniel Rangel), atleta da equipe.

Junior (Igor Cosso) -  Filho do meio de Agnes (Carolina Kasting), e irmão de Kyra/Cleyde (Vitória Strada) e Bia (Valentina Bulc), Junior se sente responsável pela proteção da família e dá muito apoio à mãe, após a “morte” de Kyra. 

Graziela (Débora Olivieri) – Mãe de Alexia (Deborah Secco) e Petra (Bruna Guerin) e filha de Ignácio (Otávio Augusto), Graziela é uma ex-modelo que teve a carreira interrompida quando engravidou de Alexia/Josimara. Tem uma clara preferência por Petra e apoia todas atitudes da filha.

Petra (Bruna Guerin) -  Irmã de Alexia (Deborah Secco) e filha de Graziela (Debora Olivieri) é invejosa e egoísta, do tipo que não mede esforços para conquistar seus objetivos. Modelo, sempre disputou com a irmã a atenção de todos, e vai mirar também na carreira de atriz assim como Alexia. Sempre se interessou pelo primo Alan (Thiago Fragoso) e investe no rapaz desde que ele ficou viúvo. 

Ignácio (Otávio Augusto) -  Avô de Alexia (Deborah Secco), Petra (Bruna Guerin) e de Alan (Thiago Fragoso) e pai de Graziela (Débora Olivieri), Ignácio sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer. Bem-humorado, ele vive com o neto Alan e com os bisnetos, e tem verdadeira adoração por Alexia. Grande incentivador da carreira da atriz, sempre a apoiou a investir em seus planos. Sofrerá muito com a “partida” da neta.

Alan (Thiago Fragoso) -  Neto de Ignácio (Otávio Augusto) e primo de Alexia (Deborah Secco) e Petra (Bruna Guerin), Alan é viúvo, pai de três filhos adotivos: Tarantino (Daniel Rangel), Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal). Advogado workaholic, é ético e correto, mas absorto pelo trabalho não lhe sobra tempo para suas crias, apesar de ser um pai amoroso. A situação começa a mudar quando Kyra/Cleyde (Vitória Strada) vai trabalhar como babá de seus filhos.

Tarantino (Daniel Rangel) – Filho adotivo mais velho de Alan (Thiago Fragoso), sente falta da atenção do pai principalmente após a perda da mãe. É um dedicado atleta de ginástica artística. Atencioso com os irmãos mais novos, Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal), Tarantino tem como grande amigo e confidente o avô Ignácio (Otávio Augusto). Vai se apaixonar por Bia (Valentina Bulc), também ginasta, e irmã de Kyra/Cleyde (Vitória Strada).

Mosquito (Ygor Marçal) - Filho do meio de Alan (Thiago Fragoso), é irmão de Tarantino e de Queen (Alice Palmar). Junto com a irmã, aplica planos e armadilhas para afastar todas as babás da casa inclusive Kyra/Cleyde (Vitória Strada). Tem dois ratos de estimação: Justin Bieber e Madonna.

Queen (Alice Palmar) – Filha caçula de Alan (Thiago Fragoso), é alegre e falante. Ao lado do irmão Mosquito (Ygor Marçal), gosta de aprontar peças com as candidatas a babá, inclusive com Kyra/Cleyde (Vitória Strada).  Tem adoração pelos  ratos Justin Bieber e Madonna e sente falta da figura materna em casa. 

Mário (Murilo Rosa) -  Pai de Luna (Juliana Paiva). Brasileiro que vive há anos em Cancún, Mario é excelente cozinheiro e começa a história em uma cadeira de rodas, se recuperando de um grave acidente de carro. Amargurado pelas circunstâncias da vida, sua única alegria é a filha Luna. Foi ele quem a criou sozinho depois que Helena (Flávia Alessandra) abandonou a família quando a menina tinha apenas 4 anos.

Juan (José Condessa) - Mexicano e morador de Cancún, Juan é alegre, inteligente e exímio técnico de TI. Apaixonado por Luna (Juliana Paiva), ele tenta reconquistar o amor da ex-namorada. Também é amigo de Mário (Murilo Rosa), a quem presta ajuda após o acidente de carro. 

Gabi (Nina Frosi) – Melhor amiga de Luna (Juliana Paiva), Gabi trabalha como camareira no mesmo resort que Luna em Cancún. Espaçosa e divertida, forma com Mário (Murilo Rosa) e Juan (José Condessa) uma grande família. Após a “morte” de Luna, ela tenta se aproximar de Juan (José Condessa).

Helena (Flávia Alessandra) - Mãe de Luna (Juliana Paiva) e madrasta de Téo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia). Mulher misteriosa e bem-sucedida da alta sociedade, esconde segredos do passado como o relacionamento que teve com Mário (Murilo Rosa) e a existência de Luna, a filha que vive em Cancún.

Hugo (Leopoldo Pacheco) -  Marido de Helena (Flávia Alessandra) e pai de Téo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia). Duro e machista, Hugo não acredita no potencial da filha, Micaela, e não se conforma por Téo não seguir seus passos em seu negócio, um jornal de sucesso. 

Téo (Felipe Simas) - Aventureiro e esportista, Téo é diretor de documentários. Filho caçula de Hugo (Leopoldo Pacheco), vive tendo embates com o pai por não aceitar seguir a carreira executiva no jornal da família. Namorado de Úrsula (Aline Dias), Téo está em Cancún quando há a passagem do furacão. Ele é também o diretor da novela para a qual Alexia (Deborah Secco) está escalada, e sofre um grave acidente ao tentar salvar Luna (Juliana Paiva) da correnteza.

Micaela (Sabrina Petraglia) -  Filha de Hugo (Leopoldo Pacheco), enteada de Helena (Flávia Alessandra) e irmã de Téo (Felipe Simas), Micaela é uma competente administradora de empresas, mas o pai não reconhece seu talento. No Empório, ela se prepara para abrir o próprio restaurante. Será disputada por Gael (Cirillo Luna) e Bruno (Marcos Pitombo), primos de Verônica.

Úrsula (Aline Dias) - Namorada de Téo (Felipe Simas). Ciumenta e insegura, Úrsula é bem-nascida e apaixonada pelo filho caçula de Hugo (Leopoldo Pacheco). Sofre crises de ansiedade, já tendo sido internada, inclusive, e sente pânico ao imaginar que o namorado pode abandoná-la. É o braço direito de Helena (Flávia Alessandra) no Empório Delícia e se sentirá ameaçada quando Luna/Fiona (Juliana Paiva) virar fisioterapeuta do namorado.

Zezinho (João Baldasserini) -  Filho de Ermelinda (Grace Gianoukas), é um produtor rural que vive com a mãe num sítio em Judas do Norte, interior de São Paulo. Ex-peão de rodeios, sabe lidar bem com os animais e com as plantações. Com a mãe, será a família protetora que acolhe as protagonistas no Programa de Proteção à Testemunha. Vai se apaixonar por Alexia/Josimara (Deborah Secco) e será disputado por Bel (Dandara Mariana).

Ermelinda (Grace Gianoukas) – Mãe de Zezinho (João Baldasserini), Ermelinda sente muito orgulho do filho, seu grande companheiro na missão de proteger as testemunhas em seu sítio em Judas do Norte, interior de São Paulo. Com mãos de ‘fada’, Ermelida é cozinheira de mão cheia, produz geleias para vender na cidade, e é conhecida na região por seu trabalho com a reflexologia. No sítio também ‘vive’ a galinha Filipa.

Dominique (Guilhermina Guinle) -  Tia de Renzo (Rafael Cardoso), é uma renomada advogada e integra uma organização criminosa que protege os interesses de empresários e políticos corruptos. Quer fazer do sobrinho o seu sucessor. É uma mulher perigosa e poderosa e está em Cancún com a missão de eliminar o juiz Vitório (Ailton Graça), conhecido pelo trabalho de combate à corrupção.

Renzo (Rafael Cardoso) -  Sobrinho de Dominique (Guilhermina Guinle). Foi criado pela tia desde criança, estudou nas melhores escolas, frequentou as festas mais incríveis e viajou o mundo.  Não aprova o trabalho sujo de Dominique, mas não consegue se desvencilhar do destino traçado por ela. 

Lúcia (Cristina Pereira) - Empregada da casa de Dominique (Guilhermina Guinle) há décadas, praticamente criou Renzo (Rafael Cardoso) desde criança. Sente um enorme carinho pelo rapaz e não mede esforços para protegê-lo. Vive em conflito com Dominique e não tem medo de enfrentá-la. 

Rafael (Bruno Ferrari) – Empresário empreendedor e dono da Labrador, uma empresa de tecnologia digital. Rafael está noivo de Kyra (Vitória Strada), por quem é apaixonado, e prestes a se casar com a moça quando ela é dada como morta após a passagem do furacão em Cancún. 

Renatinha (Juliana Alves) – Secretária executiva da Labrador e ex-namorada de Rafael (Bruno Ferrari). Ainda é apaixonada pelo rapaz e sente ódio de Kyra (Vitória Strada). Ambiciosa, vai aproveitar a “morte” da rival para tentar reconquistar Rafael.

D. Marieta (Prazeres Barbosa) – Copeira da Labrador.  Falante e batalhadora, será amiga de Alexia/Josimara (Deborah Secco) quando ela começar a trabalhar na empresa. 

Catatau (Bernardo de Assis) – Office boy da Labrador e tem uma queda por Renatinha (Juliana Alves). 

Verônica (Marianna Armellini) -  Assistente de Hugo (Leopoldo Pacheco), ela se finge de amiga de Micaela (Sabrina Petraglia), mas no fundo não suporta a enteada de Helena (Flávia Alessandra), de quem planeja se vingar. Tudo por causa de um evento trágico que aconteceu no passado. É prima de Gael (Cirillo Luna) e Bruno (Marcos Pitombo) e usará um deles em seu plano de vingança.

Gael (Cirillo Luna) – Primo de Verônica (Mariana Armellini) e irmão de Bruno (Marcos Pitombo), irá trabalhar com o irmão no novo restaurante de Micaela (Sabrina Petraglia), no Empório, e ficará encantado por ela. Extrovertido e expansivo, irá disputar com Bruno a atenção de Micaela.

Bruno (Marcos Pitombo) - Primo de Verônica (Mariana Armellini) e irmão de Gael (Cirillo Luna), trabalhará com o irmão no restaurante de Micaela (Sabrina Petraglia), no Empório, e vai se apaixonar por ela. Vai lutar contra Gael pelo amor de Micaela.  É o oposto do irmão. É tímido e reservado. 

Baggio (Amauri Reis) – Gerente da cantina italiana no Empório.

Vicky (Mila Carmo) – Garçonete na cantina do Empório, vai ajudar Luna/Fiona (Juliana Paiva) a conseguir um emprego no estabelecimento e as duas tornam-se amigas. 

Edgar (Cosme dos Santos) - Dono de uma lanchonete na zona leste de São Paulo, Edgar é divorciado e pai de Bel (Dandara Mariana). Trabalhador, faz tudo pelo bem-estar da filha. Vai se interessar por Ermelinda (Grace Gianoukas), quando ela se mudar para a cidade e for morar na mesma rua. 

Bel (Dandara Mariana) – Filha de Edgar (Cosme do Santos), é batalhadora e corre atrás dos seus objetivos. Está se preparando para disputar a Prova dos Três Tambores, competição feminina a cavalo, em rodeios no interior de São Paulo, e se apaixona por Zezinho (João Baldasserini) depois que ele se muda para a sua rua, em São Paulo. 

Tammy (Lívia Inhudes) – Ginasta rival de Bia (Valentina Bulc), já teve um rápido relacionamento com Tarantino (Daniel Rangel) e não se conforma com a preferência dele por Bia.

Isaac (Conrado Caputo) – Treinador da equipe de ginástica, é um ex-atleta ambicioso e exigente. 

Dionice (Bárbara Sut) – Ginasta, melhor amiga de Bia (Valentina Bulc).

Erick (Cláudio Olegário) – Ginasta, faz parte do grupinho de Tammy (Lívia Inhudes).  

Carol (Andressa Robles) – Ginasta da equipe, é a melhor amiga de Tammy (Lívia Inhudes).

Juiz Vitório (Ailton Graça) – Juiz íntegro e correto, é conhecido pelo seu trabalho de combate à corrupção e se torna alvo de poderosos empresários e políticos. Está em Cancún para um congresso quando é morto.

Consulesa Adriana (Ana Carbatti) – Consulesa brasileira que auxilia na troca de identidade e de visual de Alexia/Josimara (Deborah Secco), Luna/Fiona (Juliana Paiva) e Kyra/Cleyde (Vitória Strada) e na integração do trio no Programa de Proteção à Testemunha.

Ivo (Ricardo Duque) – Agente da polícia federal que leva Alexia/Josimara (Deborah Secco), Luna/Fiona (Juliana Paiva) e Kyra/Cleyde (Vitória Strada) para o sítio de Ermelinda (Grace Gianoukas) em Judas do Norte e atua na investigação do caso. 

Enéas (Giordano Becheleni) – Funcionário da família Santamarina.

Edu (Jerônimo Martins) – Capanga e amante de Dominique (Guilhermina Guinle).

Pancho (Gil Hernandez) - Capanga de Dominique (Guilhermina Guinle).

Donato (Daniel Satti) – Capanga de Dominique (Guilhermina Guinle).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem