Guilhermina Guinle diz que Dominique de 'Salve-se Quem Puder' é uma vilã sedutora
Na trama de Daniel Ortiz, atriz é uma advogada que faz de tudo defender seus clientes
Na trama de Daniel Ortiz, atriz é uma advogada que faz de tudo defender seus clientes
Vilã sedutora, corrupta e poderosa, Dominique será interpretada por Guilhermina Guinle, 45, em “Salve-se Quem Puder” (Globo), novela das 19h que estreia segunda-feira (27). É por culpa da personagem que Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) terão suas morte anunciadas e são obrigadas a viver em uma cidade no interior de São Paulo com novas identidades.
Guinle afirma que sua personagem é uma mulher moderna, que não quis casar, nem ter filho e é totalmente dedicada à carreira de advogada. "Ela é como uma mulher de hoje, com a diferença de que ela trabalha para corruptos e se formou com a intenção de ganhar dinheiro somente."
Dominique não se restringe apenas ao papel de advogada dos criminosos. Para que nenhum deles tenha problema com a Justiça, ela faz o que for necessário. “Ela elimina os problemas que vão surgindo no meio do caminho para que o trabalho de defesa dela realmente vingue.”
A primeira morte da trama de Daniel Ortiz, no entanto, é apenas um acidente. O juiz Vitório (Airton Graça) será assassinado pelas próprias mãos de Dominique e a cena será presenciada pelo trio de protagonistas que estavam fugindo de um furacão em Cancún, no México. "É algo que ela não tinha planejado, mas vai acontecer”, diz a atriz.
Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) passam por alguns sustos nas mãos da quadrilha de Dominique, mas conseguem deixar o país com a ajuda da polícia. Dadas como mortas, elas passam a integrar o Sistema de Proteção a Testemunhas, mudam de identidade e vão morar em um sítio em Judas do Norte, no interior de São Paulo, sob os cuidados de Ermelinda (Grace Giannoukas), e de seu filho, Zezinho (João Baldasserini).
Guinle afirma que Dominique estará sempre de olho para ter certeza de que as testemunhas de seu crime estão mesmo mortas. "Ela é poderosa, mas não coloca a mão na massa. Ela tem ideias e passa as ordens aos seus capangas", afirma a atriz.
“E é devoradora de homens também”, diz Jerônimo Martins, em tom de brincadeira, que interpreta Edu, capanga da vilã, com Pancho (Gil Hernandez) e Donato (Daniel Satti), esse último também é um de seus amantes.
Além de seus capangas, a personagem e Guinle vai obrigar o sobrinho Renzo (Rafael Cardoso) a seguir os seus caminhos criminosos. “Ele acaba entrando no jogo, mas ele tem o coração bom”, explica a atriz. Renzo, aliás, vai se apaixonar por Alexia, já nos primeiros capítulos da novela. Com toda a confusão de assassinato e furacão, ele vai pensar que ela está morta.
Depois de voltar de um licença-maternidade que deu a si mesma, a atriz Guilhermina Guinle emendou alguns trabalhos. Ela fez parte do elenco de “Verdades Secretas” (2015) e destilou um outro tipo de veneno na trama das seis “Êta, Mundo Bom” (Globo), de 2016. Na pele de Ilde, ela maltratava o menino cadeirante Claudinho. “Foi incrível trabalhar com o Xande Valois, que já está enorme e trabalhando na novela das seis.” Hoje, com 15 anos, o ator está em “Éramos Seis”.
“Tive filho depois dos 40 e tive a oportunidade de ficar com ela pouco mais de um ano, só viajando, curtindo o marido e relaxando”, conta a atriz, que é casada com o advogado Leonardo Antonelli, irmão da atriz Giovanna Antonelli.
A profissão do marido, aliás, tem ajudado a atriz na interpretação de Dominique. “Quando dizem que você será médico ou advogado na novela, o ator está perdido. São sempre falas que passam informação e é preciso fazer isso de uma forma natural. É um exercício incrível de atriz”, conta Guinle, que lê os textos para o marido.
“Ele me explica de uma forma que parece tão fácil”, diz Guinle, que já foi advogada em outras novelas. Ela defendeu a personagem Heloisa (Adriana Esteves) em “A Lua me Disse” (2005).
"Salve-se Quem Puder" vai narrar as histórias das brasileiras Alexia e Kyra e da mexicana Luna. Elas não são exatamente amigas, mas se encontram México e suas vidas se entrelaçam após presenciarem um crime.
"Luna, por exemplo, acaba de ser promovida no hotel em que trabalha e está feliz por finalmente ajudar o pai, que se recupera de um acidente", adianta Ortiz. "Alexia acaba de realizar um sonho antigo ao ser aprovada para o elenco de uma novela da Globo. Já Kyra é uma decoradora e patricinha atrapalhada, que fica noiva após anos sonhando em formar uma família e ter filhos", completa.
No México, as três testemunham o assassinato do juiz Vitorio (Airton Graça), que investiga uma quadrilha Internacional altamente perigosa, chefiada por Dominique (Guilhermina Guinle). Nesse mesmo momento, a cidade será atingida por um furacão, o que servirá como desculpa para o desaparecimento do trio.
Para Juliana Paiva, o furacão da história também pode ser considerado uma metáfora para a vida. “Todas elas vão passar por uma espécie de transformação radical na vida. No caso da novela, o furacão é real, e ele atinge a vidas das meninas, transformando sonhos e virando tudo do avesso."
Com novo visual e nomes diferentes, as três serão obrigadas a viver em uma cidadezinha no interior de São Paulo, a fictícia Judas do Norte. Lá, elas serão recebidas por Ermelinda (Grace Gianoukas), o filho Zezinho (João Baldasserini) e a galinha Filipa, que já ganhou toda o carinho das atrizes. “Ela está até no roteiro, temos diálogos”, diz Deborah Secco, em tom de brincadeira.
Ermelinda e Zezinho integram há alguns anos o Programa de Proteção a Testemunha e mantêm uma vida simples, sendo produtores rurais. Mas eles não vão conseguir segurar a ansiedade dessas mulheres, que decidem fugir para São Paulo.
O trio se une para manter viva a memória de seus passados, enquanto se fingem de mortas. Kyra terá a ajuda de Alexia para manter o noivo solteiro. "Renatinha [Juliana Alves], é secretária do noivo de Kyra, Rafael [Bruno Ferrari], e também ex-namorada do chefe. Com medo de que o antigo casal se reaproxime, a decoradora pede que Alexia vá trabalhar com eles e impeça que aconteça qualquer jogo de sedução", diz Ortiz.
Em uma troca de favores, Kyra vai trabalhar com a família de Alexia para ter a certeza de que o avô Ignácio (Otávio Augusto), que sofre de Alzheimer, está sendo bem cuidado. “Já Luna descobre o paradeiro da mãe que a abandonou, Helena [Flavia Alessandra], mas para não se apresentar diretamente à ela, arruma um emprego no restaurante da empresária. Logo de cara, a mãe já não gosta dela, e ela se apaixona pelo enteado de Helena, Téo (Felipe Simas)”, revela o autor.
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Marido de Sasha se apresenta como nepo genro para divulgar álbum
Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
Outro Canal: BBB 25: Globo fecha com 19 marcas e reality já fatura pelo menos R$ 650 milhões
Comentários
Ver todos os comentários