Televisão

Só Toca Top volta para 2ª temporada com Iza e Toni Garrido: 'De repente, dois negros num programa nobre'

Apresentação seguirá rodízio; Lucy Alves e Safadão serão próximos

Iza e Toni Garrido, que apresentarão o 'Só Toca Top'
Iza e Toni Garrido, que apresentarão o 'Só Toca Top' - Fábio Rocha/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O programa musical Só Toca Pop (Globo) volta para a segunda temporada neste sábado (30), não mais com Fernanda Souza e Luan Santana no comando, mas com um rodízio de apresentadores. A ideia da emissora é trazer uma maior sensação de renovação ao programa.
 
Nos primeiros episódios dessa nova temporada já estão escalados os cantores Iza e Toni Garrido, o que chamou a atenção do público pelo fato de os dois serem negros. “É inevitável reconhecer que isso é uma coisa quase que inédita na TV aberta”, diz Iza. “Mas acho que a escolha não poderia ter sido melhor”, completa Toni.
 
“O programa é diversificado, fala com todo mundo”, diz o diretor, Raoni Carneiro. “O que eu achei mais legal é que a escolha deles foi orgânica, e não pensando nisso. É um acerto que diz muita coisa, que já está presente na nossa vida. [...] É o que a gente quer: todas as cores. Vão ter várias misturas incríveis e de todas as formas possíveis.”
 
Toni, que é vocalista da banda de reggae brasileira Cidade Negra e também já foi apresentador no programa Fama, em 2002, se emociona ao dizer que, há 35 anos, ele e a mãe, que era empregada doméstica, jamais imaginariam tamanha representatividade.
 
“Já tem o Thiaguinho, que apresentava no Multishow, depois a Iza… No jornalismo, Maju. E de repente, no momento, tem dois. Num dia nobre, horário nobre, num programa nobre. Caramba, que comemoração para todos nós que lutamos por isso há tanto tempo”, celebra o músico.


Mantendo o foco nos rankings musicais, Iza e Toni trarão ao palco do programa toda as semanas artistas como Belo, Claudia Leitte, Bel Marques, Naiara Azevedo e a banda Skank. Na apresentação já estão selecionadas algumas duplas. Depois de Iza e Garrido será a vez de Wesley Safadão e Lucy Alves, seguidos de Maiara e Maraísa.
 
“Pegamos uma pessoa que está começando agora e juntamos com outra que tem anos de carreira”, explica o diretor sobre os convidados de cada programa. “O objetivo é ressaltar sempre a pluralidade musical característica do nosso país”.
 
“Isso é inédito no mundo. Só a Globo tem esse programa com formato de rankings. Temos contratado hoje uma ferramenta que canaliza informações, e percebemos que tínhamos fôlego para mais de 15 programas. Fizemos 23 e, nesta temporada, vamos até o final do ano”, conta.
 
Os artistas convidados representam diversos gêneros e estilos, reunindo no palco o que é mais ouvido pelo público nas rádios e também na internet através de rankings novos, com sucessos da música nacional atual ou que marcaram época, de diferentes regiões do Brasil.
 
“Cada lugar aonde você vai, tem uma música. É um retrato da sociedade, o que está acontecendo ali e agora”, diz Toni. Iza confirma: “Nós somos plurais. Acho legal não colocar o artista em uma caixa”.
 
A cantora, que esteve no Só Toca Top em 2018 como convidada, revela ainda que seu maior desejo é levar ao palco do programa a dupla Sandy e Junior, que recentemente anunciou uma turnê nacional após 12 anos separados. O diretor, apesar de não confirmar, não descartou a ideia.
 
Iza, que aparecerá no programa com um visual composto por muito brilho, estampas e cores, tem mostrado sua versatilidade mais do que nunca, flutuando da TV para palcos cada vez maiores –a cantora é uma das atrações confirmadas para o festival Lollapalooza, que acontece entre os dias 5 e 7 de abril.
 
“Está sendo uma experiência muito louca, eu nunca pensei que pudesse apresentar um programa na TV aberta”, diz ela. “Meu maior desafio foi relaxar. TV aberta tem muita pressão. Eu já estava apresentando no Multishow um programa ao vivo, mas ainda assim, é na TV fechada; tem super audiência, mas é uma outra abordagem”. 
 
O Só Toca Top continuará a ser exibido nas tardes de sábado, sendo que a segunda temporada deve ficar quatro meses no ar. Assim como na primeira temporada, o programa também será exibido às sextas-feiras, no canal pago Multishow.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem