Televisão

Com texto original, 'O Tempo Não Para' agrada e recupera audiência da faixa das sete da Globo

Autor da trama, Mário Teixeira diz só pensa em fazer boa história

Da esq. para a dir., os atores Edson Celulari, Rosi Campos, Juliana Paiva, Raphaella Alvittos e Nathalia Gonçalves
Da esq. para a dir., os atores Edson Celulari, Rosi Campos, Juliana Paiva, Raphaella Alvittos e Nathalia Gonçalves - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Fabiana Schiavon
São Paulo

Há seis anos uma novela das sete não fazia tanto sucesso quanto “O Tempo Não Para”. Em sua primeira semana, a nova trama da Globo, que herdou a faixa da problemática “Deus Salve o Rei”, registrou média de 29 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 71 mil domicílios na Grande SP).

Com Edson Celulari na pele de Dom Sabino, seu melhor papel nos últimos tempos, o início da novela pode ser comparado ao último grande sucesso do horário, “Cheias de Charme”, de 2012. Autor da trama, Mário Teixeira diz que só se preocupa em fazer uma boa história.

"É muito gratificante acompanhar a repercussão. A novela começa com a trama de uma família que fica congelada por 132 anos e vem parar nos dias atuais. Acredito que seja uma premissa instigante, mas, além disso, é uma novela realista e com humor. É uma crônica de comportamento”, avalia Teixeira.

O crítico de TV e autor do livro “Almanaque da Telenovela Brasileira”, Nilson Xavier, destaca a expectativa do público em acompanhar a reação de cada “congelado” que volta à vida. E reafirma o brilho de Celulari na produção. “O personagem vem roubando a cena com seus rompantes, seu linguajar e suas falas de efeito. As sequências com Milton Gonçalves são as melhores.”

O próprio Celulari diz ter se emocionado com as cenas em que Dom Sabino descobre as ruas de São Paulo. "É um personagem extremamente positivo. Por meio dele, podemos discutir coisas interessantes, como comportamento, questões sociais e políticas. Ele ainda fará observações muito curiosas e divertidas”, diz o ator.

Depois que toda a família de Dom Sabino desperta, os escravos que trabalhavam para eles também começam a abrir os olhos. Após Menelau (David Junior), Cesária (Olívia Araújo) é quem volta à vida.

Segundo a atriz, eles vão demorar a entender o que se passa. “Os escravos serão declarados livres, mas não vão saber o que fazer com isso. Ficarão assustados e grudados nessa família. Eles ainda estão um passo atrás de entender o que o atraso na abolição da escravatura causou aos negros nos dias de hoje”, diz Olívia. “Estamos na expectativa de que essa novela provoque as pessoas”, completa.

MOCINHOS FICAM NOIVOS, MAS VILÃ SE OPÕE À UNIÃO

Nos próximos capítulos do folhetim, Samuca (Nicolas Prattes) vai ficar noivo de Marocas (Juliana Paiva) com a bênção de Dom Sabino (Edson Celulari). Mas, como Betina (Cleo) não vai aceitar o casamento, o casal ainda enfrentará muita resistência para poder se unir.

Outro acontecimento na trama terá destaque, e a ex-escrava Césaria (Olívia Araújo) ficará em evidência: a "congelada" acordará atrás das joias que fez no século em que vivia. Tudo indica que todas elas estão na Ilha Vermelha, com Monalisa (Alexandra Richter).

"A Cesária trabalhou muito produzindo joias para comprar a sua liberdade. Se antes era questão financeira, hoje é questão de honra para ela. Muitas mulheres, durante a escravidão, suaram para comprar sua liberdade", diz a atriz.

 
Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias