Televisão

SBT faz parceria com a Disney em série adolescente sobre boy band

Grupo protagonista de "Z4" deve lançar músicas e fazer turnê

Zé Toledo (Werner Schunemann) decide montar uma boy band de sucesso formada por Luca (Pedro Rezende), Paulo (Gabriel Santana), Rafael (Matheus Lustosa) e Enzo (Apollo Costa) na série "Z4" - Divulgação/SBT/Victor Silva
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Letícia Naísa
São Paulo

Estreia no dia 25 de julho no SBT a série “Z4”, produzida em parceira com o Disney Channel, a Formata Produções e a Sony Music. O programa vai ao ar no horário nobre, logo após a novela "Chiquititas". A trama contará a história da tentativa do produtor Zé Toledo (Werner Schünemann) de emplacar uma boy band de sucesso no cenário musical brasileiro.

Toledo aposta em quatro jovens para colocar o projeto de pé: Luca (Pedro Rezende), Enzo (Apollo Costa), Paulo (Gabriel Santana) e Rafael (Matheus Lustosa). O enredo mostrará o processo de formação da banda e os dramas pessoais e familiares dos quatro jovens e do produtor para atingir a fama.

Focada no público familiar, “Z4” terá duas temporadas de 13 episódios. Cada capítulo, que tem duração de meia hora cada um, custou R$ 500 mil, em média, segundo a produção da série. A atração levou três anos para sair do papel.

Além do investimento da própria emissora, “Z4” também recebeu financiamento de R$ 2,6 milhões da Ancine (Agência Nacional do Cinema) por meio do programa Brasil de Todas as Telas.  O projeto é uma tentativa de diversificar a dramaturgia da emissora, que tem apenas uma trama original no ar, a novela “Aventuras de Poliana”.  

"Nunca escondemos que um segundo horário de teledramaturgia é um sonho”, afirma Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT. Segundo ele, tanto “Z4” quanto “A Garota da Moto” (série de 2016) caminham nessa direção.

APELO JOVEM

A proposta de uma trama juvenil foi decisiva para que ator Werner Schünemann, 59, aceitasse a proposta de viver o personagem Zé Toledo na série. O papel é bastante diferente de suas últimas experiências na TV.

"Realmente fiz vários personagens mais densos”, afirma Schünemann, lembrado até hoje por ter vivido Bento Gonçalves na série histórica “A Casa das Sete Mulheres” (2003). “O Zé Toledo é o contrário, ele é hiperbólico, ele gesticula”, afirma o ator.

Schünemann afirma ser um cara brincalhão na vida real, como seu personagem. Para ele, a série é uma ampliação de horizontes. “Estou buscando variação de produto e de veículo”, completa ele, que nunca havia atuado em produção do SBT

A proposta de apelo jovem da trama foi o que atraiu o ator Werner Schünemann para que aceitasse a proposta diferente de suas experiências anteriores na televisão. 

SÉRIE DARÁ ORIGEM A BANDA

Assim como aconteceu com o grupo RBD, que surgiu da novela mexicana “Rebelde”, a ideia é que o grupo de “Z4” também faça turnês e tenha músicas lançadas no Spotify –em português e em espanhol, já que a série será transmitida para a América Latina.

“Nossa aposta é construir uma vida fora da televisão”, diz Cecília Mendonça, gerente dos canais Disney na América Latina. Segundo ela, hoje é preciso pensar no conteúdo para o público jovem que seja multiplataforma.

“Para o nosso público, o que não está nas redes sociais, não existiu, então não dá pra pensar em um projeto sem conteúdo em diferentes plataformas. A música abre um universo enorme nesse aspecto”, diz.

Apostando em conteúdo versátil, o elenco conta com um nome de peso do YouTube brasileiro: Pedro Rezende, do canal RezendeEvil, que será Luca na série. “Meu personagem é bem parecido comigo, então eu trouxe muito do youtuber, para o Luca, que tem três milhões de inscritos e tem o sonho de crescer."

Para o ator, é gratificante viver um personagem que tem como profissão ser youtuber. “Quando eu comecei meu canal, eu não imaginava que teria essa proporção grande, com um personagem da TV que pode ser um youtuber. Fico feliz de poder fazer parte disso. Hoje, ser youtuber é uma profissão, a gente trabalha muito e tem rotina”, diz.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias