Televisão

Sob expectativas, novela 'Jesus' estreia nesta terça na Record

Trama vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 20h45

A atriz Mayana Moura será Satanás na trama de Paula Richard
A atriz Mayana Moura será Satanás na trama de Paula Richard - Reprodução/Instagram/mayana
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Veronez
Rio de Janeiro

​Jesus já foi tema de filmes, minisséries e teve passagens de sua vida contadas em folhetins. Agora, o homem que mudou a história da humanidade dá nome à próxima novela das 20h45 da Record, que substitui a reapresentação de "Os Dez Mandamentos", a partir desta terça (24).

Essa é a primeira vez que a vida de Cristo vai ser tema principal de uma novela inteira, que pretende contar sua história da forma mais completa já vista na TV. Paula Richard, que assina a trama com a ajuda de oito colaboradores, começou com uma boa frente de capítulos: já escreveu quase 50, cerca de um terço do total.

A ideia é mostrar um retrato humanizado de Jesus, vivido por Dudu Azevedo, 39. Serão mostradas passagens pouco conhecidas de sua vida, seu dia a dia e histórias aprofundadas de personagens que conviveram com ele.

Paula explica que escreveu as falas do protagonista de forma coloquial, para que o público não tenha dificuldade de entender as mensagens. "Não queremos que seja algo misterioso. A linguagem bíblica às vezes é rebuscada. E, quando não for possível deixar algo claro na fala de Jesus, vamos dar explicação por meio de diálogos de outros personagens."

"A gente acha que Jesus chegou e conquistou geral, mas não. Vamos mostrar também essa dificuldade que ele teve, muitas vezes, de se fazer entender", disse Paula. 

A autora também fala sobre a preocupação em incluir atores negros no elenco, que conta com mais de cem artistas. A personagem Susana, por exemplo, não está na Bíblia, mas foi criada para que a atriz Barbara Reis fosse inserida na trama. "O respeito à Bíblia é total, mas o que não tem lá a gente inventa."

"Jesus” teve 20 dias de gravações no deserto do Marrocos. A cidade de Ouarzazate, a 197 km de Marrakesh, foi a principal locação da Record, que usou um dos principais estúdios de cinema do mundo, onde foram filmados "Lawrence da Arábia", "Gladiador" e "Reino do Céu" e a aclamada série "Game of Thrones".

O local é próximo ao deserto do Saara, com temperaturas que passam dos 40°C. Um dos efeitos especiais foi o de transformar dia em noite, para que não fosse necessário gravar tantas cenas noturnas. No elenco da trama, dirigida por Edgard Miranda, estão atores como André Gonçalves, Adriana Birolli, Fernando Pavão, Larissa Maciel, Maurício Mattar, entre outros.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias