Televisão

Conheça os personagens de 'Apocalipse', próxima novela bíblica da Record

Na próxima terça-feira (21), às 20h30, a novela "Apocalipse" estreia na Record. A trama de Vivian de Oliveira vai retratar um dos enredos mais polêmicos da Bíblia: o fim dos tempos.

Confira a sinopse oficial da novela e, a seguir, a descrição dos principais personagens:

As férias da família Gudman num resort luxuoso da Ásia se transformam numa grande tragédia. Um tsunami provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan e Uri Gudman. Em Jerusalém, onde vão para sepultar os pais, são confortados pelos tios Oziel e Marta e conhecem a família Koheg: Gideon, Tamar e as filhas Hanna e Débora, que não vê a hora de ir para Nova York estudar e viver sua liberdade longe da família de judeus ortodoxos e do noivo prometido, Saulo.

ZOE SANTERO (GABRIELA SARAIVAH / JULIANA KNUST)
Neta de Teresa, filha de Oswaldo e Letícia, meia irmã de Tiago. Repórter com carreira em ascensão, casa com Benjamin, com quem terá o filho Davi. Mesmo tendo conhecido o caminho da fé desde pequena, se acomodará a ele na vida adulta, o que lhe trará dor e sofrimento. Quando sua família for arrebatada, ela entrará em crise. Será nossa grande heroína e irá liderar, ao lado do amado Benjamin, os Santos da Resistência, que lutarão contra as forças malignas do Anticristo.

BENJAMIN GUDMAN (PEDRINHO MELO / IGOR RICKLI)
Filho de Susana e Alan, irmão de Isabela, neto de Ruben e Lia. Cresceu conhecendo o testemunho de sua mãe - de como Deus o salvou de um afogamento que o deixou entre a vida e a morte. É ateu. Formado em Engenharia de Computação, tem pós-graduação em Ciência da Computação e Robótica. Desde os tempos de estudante, tornou-se um hacktivista - um hacker do bem que invade sistemas para ajudar quem precisa. Por influência de Ricardo, irá fundar a Gudman Technology - empresa que investe na inteligência artificial. Vive uma linda história de amor com Zoe, com quem se casa e tem um filho Davi, que nasce no meio da tribulação.

RICARDO MONTANA (LUIZ EDUARDO TOLEDO / SERGIO MARONE)
Filho de Adriano e Débora, neto de Giancarlo e Verônica, ele é o Anticristo. É criado como uma criança arrogante, mimada e sedutora sobretudo pela mãe que o protege e desautoriza o pai. Bonito, atraente e charmoso, é vaidoso e faz questão de estar sempre alinhado em elegantes ternos italianos. Vai ter um relacionamento com Isabela, irmã de Benjamin, a quem vai influenciar e corromper. No meio da Tribulação, após ser dado como morto durante uma guerra, Ricardo será "ressuscitado" por Satanás. Esse "milagre" fará com que o mundo se curve a ele, adorando-o como se fosse um deus. Neste momento ele se transformará na Besta, dominando o mundo não mais através de carisma, mas de tirania e crueldade, exigindo, sob pena de morte, ser adorado como único Senhor.

TERESA SANTERO (JOANA FOMM)
Mãe de Oswaldo, Felipe e Raquel. Avó de Zoe, Eduardo, Tiago, Guto e Lorena. Criou os filhos sozinha pois ficou viúva quando eles ainda eram crianças. Já passou por todo tipo de dificuldade financeira e sofreu com a prisão do primogênito. Sente muita falta de Felipe - que mora fora do Brasil e terá orgulho da trajetória de Oswaldo. Vende quentinhas e depois passa a trabalhar como doméstica na casa de Lia Aisen. Enfrenta com dignidade e fé um grave problema de saúde.

OSWALDO SANTERO (GABRIEL REIF / MARCOS WINTER)
Filho de Teresa, irmão de Felipe e Raquel. Casado com Letícia. Pai de Zoe e Tiago (de seu relacionamento com Sandra). Oswaldo foi um adolescente revoltado e problemático. Começou a ler a Bíblia na prisão e se converteu. Abandonou os vícios, a bandidagem na carceragem, e tornou-se um exemplo de bom comportamento. Ao sair da prisão só quer reencontrar o filho. Sua transformação impactará a vida da mãe e da irmã Raquel, que também se convertem. Firme em sua fé, Oswaldo resiste ao dinheiro fácil e consegue trabalho como motorista da família Aisen. Oswaldo simboliza a igreja salva que será levada para junto de Deus no arrebatamento.

LETÍCIA SANTERO (JULIANA XAVIER / LUIZA TOMÉ)
Vai se casar com Oswaldo e será mãe de Zoe. Trabalha como recepcionista no hospital da família Aisen e depois passa a ser a gerente hospitalar. Realiza trabalho voluntário com moradores de rua e seu amor e fé ajudam a salvar o enteado Tiago. Cristã, frequenta a igreja com Oswaldo e, mesmo orgulhosa da família que construiu, se preocupa com a falta de compromisso que Zoe tem com sua fé. 

SANDRA (CACAU MELO)
Namorou Oswaldo e é mãe de Tiago. Na adolescência, participou da mesma gangue de Oswaldo. Engravidou aos 17 anos. Quando Oswaldo foi preso, chegou a levar o filho bebê para vê-lo nas primeiras semanas, mas, aos poucos, as visitas foram rareando até cessarem por completo. Após muitos anos, Sandra é encontrada à beira da morte.

FELIPE SANTERO (MIGUEL RONCATO / JANDIR FERRARI)
Filho de Teresa, irmão de Oswaldo e Raquel. Primo de Zoe e Tiago.  Felipe nunca superou a morte do pai, que ocorreu na sua infância. Quando Oswaldo, a quem considerava um ídolo, é preso, se sente abandonado, traído. É o único que se mostra cético com a recuperação do irmão. Embarca para Nova York, Estados Unidos, e permanece por lá de maneira ilegal. Conhece Sabrina, por quem se apaixona e se casa. Os dois têm um filho, André. Quase é pego pela polícia de imigração algumas vezes. Na última vez, foge apavorado, sofre um acidente, fica em coma e é repatriado junto com mulher e filho. Ao sair do coma ele encontrará o mundo de outra forma.

SABRINA SANTERO (LAURA KUCZYNSK / FLÁVIA MONTEIRO)
Assim como Felipe, Sabrina também foi tentar a vida nos EUA. Alegre, esperta e cheia de vida, vive de bicos em NY, entre eles o de baby sitter de Benjamin. Sem ter um lugar fixo para morar, conhece Felipe e os dois passam a dividir um quarto e sala. Os dois começam a namorar e ela logo engravida de André. Fica devastada com o coma do marido e busca forças para seguir em frente quando é repatriada junto com André, que é americano. Firme e incansável, sabe que um dia o marido voltará a si. Sofre ao ver a mudança de André, que volta para os Estados Unidos e passa a ter uma relação cada vez mais fria com ela.

ANDRÉ SANTERO (KADU SCHON / SIDNEY SAMPAIO)
André nasceu nos EUA e conviveu pouco com o pai que entrou em coma quando ele ainda era pequeno. Fera em tecnologia, consegue uma bolsa em uma faculdade de Nova York. Conhece Benjamin Gudman e passam a desenvolver projetos e startups juntos. Raramente vai ao Brasil e, aos poucos, se desliga da família.  É dissimulado, falso, disfarça muito bem sua inveja. Ficará muito mexido quando reencontrar o pai que fará de tudo para conquistar seu amor e mostrar que ele também é muito amado.

RAQUEL SANTERO (MELISSA NÓBREGA / JULIANA SILVEIRA)
Filha de Teresa, irmã de Oswaldo e Felipe, tia de Zoe. Vai se casar com o policial César Sardes e será mãe de Guto e Lorena. Raquel congrega na igreja de Jonas. Depois de muita batalha e estudo, tornou-se enfermeira chefe do hospital da família de Susana.  Na igreja e na frente de todos, o marido é um santo, mas em casa a trata mal. Raquel leva um choque ao saber de suas traições. 

OZIEL GUDMAN (CASTRINHO)
Marido de Marta, pai de Saulo, irmão de Jonathan, tio de Alan e Uri. Judeu ortodoxo, é rigoroso quando se trata de religião. Atua no ramo de joias em Jerusalém. Honesto, trabalhador, rico, mas mão fechada.

ALAN GUDMAN (MAURÍCIO PITANGA / EDUARDO GALVÃO)
Marido de Susana, pai de Benjamin e Isabela, irmão de Uri. Apesar de ser judeu, não segue os preceitos religiosos da Torá e nem frequenta sinagogas. Agnóstico, acredita que a religião criou o fim do mundo para apavorar o homem. Ama Susana, mas seu casamento entra em crise quando ela começa sua busca espiritual. Advogado especializado em direito internacional, faz a ponte entre empresários e políticos de várias partes do mundo, estabelecendo acordos comerciais entre eles, nem sempre éticos. Alan representa a apostasia dos últimos tempos, em que muitos perderão a fé. 

ISABELA GUDMAN (PALOMA BERNARDI)
Irmã caçula de Benjamin, filha de Alan e Susana. Estudante de Arqueologia e irmã amorosa é muito ligada a Benjamin seu sonho é conhecer suas raízes judaicas. É selecionada para integrar a equipe de escavação do professor arqueólogo Rodrigo Queiroz em Israel. Muda para Jerusalém e passa a morar com a parte ortodoxa da família os tios-avôs Oziel e Marta. Se encanta por Noah e passam a namorar. Conhece Ricardo e viverá um tumultuado e conflituoso triângulo amoroso.

URI GUDMAN (PHELIPE GOMES / EMILIO ORCIOLLO NETO)
Irmão de Uri, tio de Benjamin. Cientista astrofísico ligado à Agência Espacial. Sofre com a separação de sua esposa Ariela. Mais tarde se encantará por Monique. Para Uri, todos os crentes são ignorantes. Para provar que a fé é uma farsa, vira um caçador de mitos/lendas. Sua tese é que todo milagre não passa de um fato cientificamente alicerçado. Depois que Monique for arrebatada, sua busca por respostas se intensificará. Também se envolverá com Tiatira.

TAMAR KOHEG (JUSSARA FREIRE)
Mãe de Débora, Hanna e Noah. Judia ortodoxa, simpática, mandona, moralista, manipuladora, gosta que tudo seja feito à sua maneira. No entanto, toma o cuidado de não revelar sua faceta controladora. Protege e acoberta a filha mais velha, Débora, mas não aprova sua gravidez, mais preocupada com a reputação da família do que qualquer coisa. Engravida de Noah aos 45 anos, sem planejar. Apesar de tudo, é amorosa com os filhos e compra qualquer briga por eles. Lamenta pela filha Hanna, que não consegue gerar um filho biológico. Irá incentivá-la a adotar uma criança não só para vê-la feliz, mas principalmente para calar o falatório na comunidade.

DÉBORA KOHEG (MANUELA DO MONTE / BIA SEIDL)
Filha de Gideon e Tamar, irmã de Hanna e Noah. De família judia ortodoxa, Débora sempre sonhou sair de casa e se libertar da religiosidade opressora imposta por sua família em Israel estava prometida para Saulo Gudman.  Convence o pai a deixá-la estudar nos EUA e lá respira sua almejada liberdade. Se encanta por Adriano, que a seduz completamente e ela, iludida, acredita em suas promessas de amor. Engravida e, orgulhosa, rompe com a família depois da atitude extrema do pai, que a expulsa de casa. Infeliz e traída por Adriano na noite de núpcias, jura se vingar do marido. Mima o filho ao extremo e o joga sempre contra o pai ensinando-o a ser tão manipulador quanto ela. Não suporta a sogra, com quem sempre viveu às turras.

ADRIANO MONTANA (FELIPE CUNHA / EDUARDO LAGO)
Pai de Ricardo, casado com Débora, filho de Giancarlo e Verônica. Bonito charmoso, irresistível, rico, mulherengo e bon vivant. Forçado a se casar, passa a tratar Débora com frieza. Vive um casamento de fachada, deixando claro para Débora que tem suas amantes. Se não fosse pelo filho e pela milionária partilha de bens já teria se separado. Lamenta não conseguir chegar ao coração de Ricardo, pois Débora o joga contra o pai. Vai se envolver com Ariela Feld, amiga de Débora dos tempos da juventude, o que provocará a ira da esposa.

LIA AISEN (LUCINHA LINS)
Esposa de Ruben, mãe de Susana e Estela. Através de pesquisas e cases médicos, quer comprovar como a fé promove a melhora substancial dos pacientes. Para Lia, a oração e a experiência de "sentir" Deus promovem alterações na fisiologia do cérebro. Apesar dos estudos avançados, Lia, bem como seu marido, acredita em Deus, mas nunca teve um relacionamento real com Ele. Ama música e vive um casamento feliz com Ruben. Enfrenta o Alzheimer precoce com muita coragem - anotando em um diário suas memórias, gostos e hábitos. Apaixonada pelo neto Benjamim, incentiva sempre as invenções do menino.

SUSANA AISEN (CAROLINA OLIVEIRA / MONICA TORRES)
Filha de Ruben e Lia, irmã de Estela, esposa de Alan, mãe de Benjamin e Isabela. Cientista biomédica e epidemiologista. A amizade com Alan se transforma em amor. Se casam e nasce Benjamin, um menino. Grávida de Isabela, Susana se desespera quando Benjamin quase morre afogado num passeio de canoa. Transtornada, clama a Deus por sua família. Sua oração é atendida, transformando sua vida. Se entristece ao ver Benjamin se afastar cada dia mais de Deus, tornando-se como o pai na vida adulta.

ESTELA AISEN (RAFAELA SAMPAIO / LISANDRA SOUTO)
Filha de Ruben e Lia, irmã de Susana, esposa de Henrique e mãe dos adolescentes Bruno e Talita​. Médica, especialista em clínica geral. Competente e workaholic assumida, quase não tem tempo para a família. Não desconfia que está sendo traída e é uma mãe permissiva. Não dá muita atenção aos filhos, que crescem sem orientação. Apesar de ser judia, não segue a religião. É esotérica e adora tudo que é ligado ao ocultismo.

VITTORIO (JOANTAS FARO)
Assistente de Stefano. Jovem iniciado na Igreja Sagrada Luz. Aos poucos, se decepciona com a religião e passa a ter um comportamento que coloca os planos de Stefano em risco.

ÂNGELA MENEZES (DANIELA ESCOBAR)
Ex-mulher de Henrique e mãe de Natália. Ângela canta no coral e trabalha como voluntária na Igreja do pastor Jonas. É querida, carinhosa, divertida, pratica caridades, porém é dramática e dissimulada. Adora uma fofoca e não perde a oportunidade de fazer intrigas.  Vive fazendo o papel de vítima e culpa o ex-marido até hoje por sua infelicidade. 

BRENDA (PÉROLA FARIA)
Brenda é fera em tecnologia. Começa a trabalhar como estagiária na empresa de Benjamin. Com seu jeito independente e descolado, logo se torna indispensável e vai acabar ajudando o chefe em suas incursões como hacker. Vai se apaixonar por HD e, enquanto não for correspondida, descontará sua frustração em Melina. Com ciúmes do amor que ele sente pela máquina, irá mexer na programação da androide, criando muita confusão e situações cômicas na empresa.

NATÁLIA MENEZES (SAMARA FELIPPO)
Filha de Henrique e Ângela. Policial competente e intrépida. Natália cresceu conhecendo a Deus, mas pouco se relaciona com Ele. A vida inteira ouviu sua mãe dizendo para ela trabalhar e não depender de homem nenhum, ressentida por ter sido trocada por outra mulher. Está sempre envolvida com homens complicados e tem um caso com César. Natália tem pouca convivência com o pai, a quem no íntimo nunca perdoou por tê-la abandonado ainda garotinha. Tem uma relação conflituosa com a mãe, mas mesmo assim cuida dela e a ampara.

CÉSAR SARDES (CESAR BORGES / FERNANDO PAVÃO)
Filho de Luis e Ana. Vai casar-se com Raquel e será pai de Guto e Lorena. Acaba se tornando policial como o pai, a quem tem como herói. Se apaixona por Raquel e se casa com ela. Sofre alterações de humor. Em casa tem rompantes de raiva com a esposa e os filhos, embora poupe Lorena, a preferida -, mas na igreja se passa por bom cristão. Tem uma relação difícil com Guto, seu filho, que será refeita depois do arrebatamento que vai levar sua esposa e sua filha. Irá solucionar os casos do serial killer da terceira fase da novela. Este segundo serial killer repete os mecanismos do serial killer que seu pai investigou no passado. 

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias