Televisão

56% dos brasileiros preferem assistir conteúdo on-line a televisão, diz pesquisa

As youtubers Flavia Calina, Kim Rosacuca e Niina Secrets no evento Youtube Brandcast nesta quarta (13)
As youtubers Flavia Calina, Kim Rosacuca e Niina Secrets no evento Youtube Brandcast nesta quarta (13) - Beatriz Fialho / F5


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Emissoras de TV estão perdendo espaço para um fenômeno mundial: os vídeos on-line. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 56% dos entrevistados já passam mais tempo assistindo vídeos na web do que na televisão.

O relatório da pesquisa Video Viewrs foi divulgado nesta quarta (13). Foram entrevistados 1.500 brasileiros entre 14 e 55 anos, em cinco capitais, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, durante o mês de julho deste ano.

Os números mostram que 86% dos brasileiros assistem vídeo on-line, o que faz do Brasil o segundo país com mais horas de vídeo assistidas no YouTube.

Segundo Maria Helena Marinho, gerente de Marketing do Google,  "o YouTube cada vez mais tem se mostrado como um importante influenciador cultural da sociedade e com forte poder estratégico para as marcas. As pesquisas refletem a mudança do protagonismo de quem dita tendências no mercado de comunicação".

Isso também explica porque 5 entre as 10 personalidades mais influentes no Brasil são youtubers. Em primeiro lugar na lista, está o humorista Whindersson Nunes, com 23 milhões de inscritos em seu canal.

O número de horas assistindo vídeos na web aumenta ano a ano. Comparando com os resultados de 2014 da mesma pesquisa, o tempo semanal assistindo vídeos on-line cresceu 90% e passou de 8,1 para 15,4 horas em 2017. 

E quem nunca ficou mexendo no celular enquanto assistia TV? Desapegados do que está passando na tela, 87% dos entrevistados assistem televisão conectados à internet, mexendo em seus celulares.

Os brasileiros são tão fãs de smartphones que acabam escolhendo as telinhas: "Outro dado curioso é que para assistir vídeos online amamos usar o smartphone e, para mais da metade, segundo nossa pesquisa, até preferimos ver vídeos online na tela do celular", explica Maria Helena.

E por que todo esse apego aos vídeos online? Porque os brasileiros estão em busca de exclusividade: 83% procura por conteúdos que não passam na televisão. Além disso, o YouTube também é o mais solicitado quando as pessoas querem assistir o que realmente amam, se aprofundar em um assunto, ficar por dentro das novidades e se inspirar.

Para a gerente de Marketing do Google, "os resultados nos mostram também que os brasileiros têm a percepção de que a plataforma oferece oportunidade para que todas as vozes sejam ouvidas. Os consumidores identificam o YouTube como o lugar onde todos podem ter uma voz/uma opinião, além de refletir a diversidade e ter um impacto positivo nas nossas vidas e sociedade."

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